7ª TURMA DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA FASB ORIENTA COMO USAR A ACADEMIA AO AR LIVRE

Image00011

A Turma de Educação Física DA Faculdade São Francisco de Barreiras movimentou a Praça dos sentidos no bairro de Barreirinhas no último dia 03 de abril. Os alunos desenvolveram várias atividades, dentre elas, orientação de como usar corretamente os aparelhos da academia ao ar livre. O evento contou ainda com danças, alongamentos e outras ações que atraíram várias pessoas para o movimento em favor da saúde física.
Image00010

Essa atividade fez parte da disciplina Promoção da Saúde, aplicada a 7º turma de Educação Física, a qual possibilita ao aluno desenvolver a prática a partir do que foi ensinado em sala de aula. O Professor Frederico Euler, explica que os alunos antes de participarem dessa ação, foram instruídos a manusear os equipamentos e a identificar questões de segurança e atividades que seriam inadequadas para algumas pessoas.
Image00009

Os alunos distribuíram fichas para os participantes do movimento chamadas de Anamnese, na qual continham perguntas sobre sua situação física, frequência em que realizam os exercícios, quais suas dificuldades, se haveria alguma objeção à implantação da academia ou se estavam satisfeitos. Também identificaram pontos de tensão e outras doenças ligadas ao desenvolvimento físico, logo em seguida orientaram a procurar um profissional responsável pelo seu problema.
Image00002

“A ideia é estimular a comunidade a praticar o exercício físico de forma correta. As pessoas vêm para a academia de forma aleatória, sem a presença de um profissional. Esses exercícios podem acabar sendo prejudicial à saúde. O que podemos notar é que esse espaço é utilizado em sua maioria, por pessoas da melhor idade, aumentando mais ainda os riscos”, conta o professor.
Image00006

“Descobri alguns erros na forma em que praticava os meus exercícios a partir da avaliação de uma aluna aqui na praça. Achamos que podemos fazer a quantidade de sessões que suportamos, mas essa, é uma ideia totalmente equivocada. Realmente necessitamos de profissionais avaliando nossas práticas de exercício”, conta a dona de casa Marilene Duarte dos Santos (63).
Image00003

Segundo o professor Frederico Euler, existe um projeto promovido pelo governo federal aonde a implantação dos aparelhos da academia ao ar livre é acompanhada por profissionais da Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia. Ele acredita que existe uma verba destinada a manutenção desses profissionais, mas que essa realidade está bem longe de chegar até Barreiras.

Fonte: OUZA ASSESSORIA

Alô Alô Salomão

 

Image00002