ABAPA DESENVOLVE TREINAMENTOS NO PROGRAMA DE GESTÃO DO AGRONEGÓCIO

Image00022

Para qualificar profissionais que atuam nas áreas de administração, contábeis e recursos humanos nas propriedades produtoras de algodão, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), desenvolve o Programa de Desenvolvimento em Gestão do Agronegócio, que neste mês de setembro, já realizou dois treinamentos: Financiamento do Agronegócio e Gestão Estratégica, ministrados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), a entidade de ensino responsável.
Image00023

Segundo a presidente da Abapa, Isabel da Cunha, neste ano foram previstos oito cursos: Matemática Financeira, Direito Tributário, Direito Trabalhista, Financiamento do Agronegócio, Contabilidade e Custos, Gestão Estratégica, Gestão de Pessoas e Comercialização: Mercados e Contratos. “O programa já capacitou cerca de 200 profissionais em 2013 e, até outubro de 2014, serão mais de 320 pessoas certificadas”, disse Isabel.

Treinamento de Financiamento do Agronegócio

O Treinamento de Financiamento do Agronegócio aconteceu entre os dias 12 e 14, e abordou temas como: O sistema financeiro nacional e os mecanismos de financiamento da Agricultura; Negociação dos papéis agrícolas no mercado primário e mecanismos de negociação no mercado secundário; Financiamento de exportações de produtos agroindustriais e lançamento de títulos agrícolas no mercado internacional; Utilização de poupança rural, depósitos à vista direcionados e incentivos fiscais do FISET – FCO – FINAM e FINOR; e Linhas de financiamento do BNDES para o agronegócio. Cerca de 30 pessoas participaram do treinamento.

Treinamento de Gestão Estratégica

Já nos dias 19, 20 e 21, foi ministrado o treinamento Gestão Estratégica, que trabalhou as Estratégias do Posicionamento; Entendimento do processo estratégico orientado ao agronegócio; análise; formulação e implementação; Estratégias de posicionamento e crescimento. Aspectos de marketing estratégico, etc. O curso teve carga horária é de 24 horas/aula. “Ter objetivos e metas muito claras e definidas, aparentemente é complicado, mas nesse treinamento, tentamos simplificar mostrando que a estratégia faz diferença e consequentemente nos fazem melhores, gerando ações positivas que criam valor para o mercado. Desenvolvimento de pensamento estratégico é um desenvolvimento de pensamento criativo. Como posso fazer as coisas diferentes dos concorrentes, e sendo diferente da maneira de capturar valor no mercado? Acho que esse é o conceito mais importante. Foi isso que eu tentei ensinar”, enfatizou o professor da FGV, Caetano Harbeli Júnior.

O assistente de T.I. do Grupo Irmãos Walker, Erick Rodrigues, destaca que com a exigência do mercado, a reciclagem de informação e o ganho de conhecimento precisam ser constantes. “Precisamos estar preparados para buscar o desenvolvimento. Esses cursos de qualificação deixam os funcionários mais preparados para desenvolver suas atividades, que exige cada vez mais conhecimento”, destacou Erick. Para a assessora contábil da Fazenda São Francisco, Honorinda Souza, o treinamento amplia o conhecimento pessoal e coletivo. “Eu quero aplicar isso no dia a dia do meu trabalho, e agregar conhecimento junto aos colegas que estão participando também”, destacou.

O Programa de Desenvolvimento em Gestão do Agronegócio, conta com recursos do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA).

Assessoria de Comunicação/ABAPA

Alô Alô Salomão

 

FASB