ACADÊMICOS DE DIREITO DA FASB APRESENTAM TRABALHO SOBRE VIOLÊNCIA EM BARREIRAS

12_opt

Os acadêmicos de Direito da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) apresentaram nos dias 12 e 13 de novembro os resultados da pesquisa de violência ancorados pelo tema “Barreiras sob o enfoque criminológico: uma análise da gênese da criminalidade no Oeste da Bahia”. Esta é a segunda edição da exposição de painéis realizada na própria instituição. Os acadêmicos do 4º semestre de Direito apresentaram 29 trabalhos com as mais relevantes temáticas sobre os fatores criminológicos que assolam o oeste da Bahia, principalmente a população barreirense, e as políticas criminais adotadas na prevenção e redução da criminalidade.

12_opt (1)

Ao analisar o caso de um violento jovem de 17 anos, conhecido como Chucky, em alusão ao filme “Boneco Assassino”, o acadêmico Márcio Miguel acredita que a experiência durante todo o processo de pesquisa e a elaboração dos resultados será incorporada em sua vida profissional. “Conhecemos uma história triste e ao mesmo tempo curiosa. Era um jovem violento e que vivia numa situação extremamente de risco. Seu pai foi assassinado e ele cresceu traumatizado. Chucky, como era conhecido, tinha o nome associado ao personagem de cinema que matava suas vítimas com faca”, explica.

12_opt (2)

Eles se aprofundaram em análises de crimes com ampla repercussão a exemplo do furto coletivo em Barreiras durante show do Wesley Safadão, queimadas em matas nas beiras das rodovias da região e atos de vandalismo às pinturas rupestres de São Desidério. Os painéis também abordaram análises ligadas à vulnerabilidade de vítimas “fisgadas” em sites de relacionamento, plágio acadêmico, violação ao direito de imagem, condições de trabalho dos policiais militares em Barreiras, dentre outros.

12_opt (3)

O coordenador do projeto, professor Aderlan Messias, destacou que durante a pesquisa os acadêmicos puderam confrontar a realidade. “Eles foram a campo, conversaram com os dois lados da história, desde familiares das vítimas de violência e parentes de criminosos já mortos ou que estão presos”. Segundo ele, o projeto foi subsidiado pela proposta pedagógica da FASB, que incentiva a prática com a avaliação da produção dos estudantes, além da reflexão e interdisciplinaridade dos conteúdos vivenciados pelos acadêmicos no curso.

Vestibular / Referência em qualidade em Barreiras e no oeste da Bahia, o curso de Direito da FASB entrou na seleta lista do Guia do Estudante 2016, sendo novamente credenciado pela publicação para que os estudantes de nível médio possam se inscrever no próximo vestibular. Os interessados podem se inscrever no processo seletivo da FASB pelo site www.fasb.edu.br/vestibular ou presencialmente na sede da FASB, na BR 135, KM 1, na saída para São Desidério, e na Unidade de Serviços, na Rua 21 de setembro, nº 202 no bairro Renato Gonçalves, próximo à praça da Maçonaria, subindo a rua da feira.

Fonte: ASCOM/FASB

Alô Alô Salomão

 

Atlantis piscinas 02