AGITA FASB MOVIMENTOU A PRAÇA DOS SENTIDOS NESTA QUINTA-FEIRA

Image00003

Acadêmicos do 1° e 7° semestre do curso de Educação Física da Faculdade São Francisco de Barreiras, realizaram nesta quinta-feira (5) o “Agita FASB”. O evento que aconteceu na Praça dos sentidos em Barreirinhas, contou com orientações à população que utiliza os aparelhos da academia ao ar livre, instalados na praça, além de outras prestações de serviços a exemplo de exercícios contra indicados, dicas de alongamentos, aula de capoeira, aula de dança, caminhadas, exercícios aeróbicos, dentre outras atividades.

Image00004

Esse é o segundo ano que o curso promove o Agita FASB, sendo que, a primeira edição que aconteceu no ano de 2013, foi realizada no pátio da FASB, com a participação de todos os acadêmicos. Esse ano, as turmas resolveram abrir o evento para a comunidade barreirense em um local público. Segundo o professor Frederico Euler, idealizador do evento, a ideia de levar o Agita FASB para a Praça dos Sentidos é uma forma de chamar a atenção da sociedade para a importância da saúde física e também uma oportunidade de divulgar o trabalho oferecido pelos acadêmicos.

Image00001

“Eu vejo uma grande necessidade de um trabalho desse ser implantado na cidade. percebemos a falta de orientação que os usuários têm ao utilizar os aparelhos disponíveis na praça. Muitos alunos já se dispuseram a fazer um serviço voluntário, com o objetivo de despertar na comunidade essa questão de fazer exercício pelo menos trinta minutos por dia, que é a ideia principal desse evento”, conta Frederico.

Image00006

O professor conta ainda que, o agita está ligado ao Agita Mundo, que é uma rede mundial da promoção da saúde que acontece entre abril e maio em todas as partes do mundo. “Precisamos divulgar essa ideia e fazer com que a comunidade veja que a cidade dispõe de profissionais aptos a trabalhar em favor da saúde física, e conscientizar também o próprio poder público de que os usuários da academia ao ar livre necessitam de orientação”, conclui o professor.

Image00002

O Agita Fasb também marcou a última aula dos acadêmicos do 7º semestre de Educação Física. Agora, eles irão se encontrar na defesa de seus trabalhos de conclusão de curso e partirão para a colação de grau que já está marcada para o mês de agosto, juntamente com a turma de Gestão em Tecnologia da Informação.

Image00005

Os trabalhos de conclusão de curso dos acadêmicos também foram mencionados durante o evento. De acordo com o Milton Cezar, coordenador de Educação Física, os acadêmicos além de fazerem levantamentos sobre as atividades físicas, também tiveram a missão de percorrer todos os espaços públicos de lazer da cidade para fazerem apurações acerca das condições de infraestrutura, segurança e demais pontos que implicam na situação atual de uso desses espaços.

Para o acadêmico Thiago Nogueira, 22, um dos componentes do trabalho monográfico cujo tema abordado é “Investigação dos espaços públicos de lazer em Barreiras”, o incentivo à práticas esportivas e demais atividades físicas, vai muito além de implantar em uma Praça. “Estamos em uma cidade em que praticamente todos os pontos de lazer estão defasados e que carecem urgentemente de manutenção. O meu trabalho irá fazer alguns apontamentos a respeito da segurança nos locais públicos, abordando não só nas regiões periféricas, como também nas centrais”, relata Thiago.

Rosane Ferreira
Ouza Assessoria

 

BARREIRAS CARTUCHOS CERTO