AJUDEM A ESTUDANTE KÁTIA PUBLICAR SEU PRIMEIRO LIVRO

Na Escola Municipal de 1º grau, José de Oliveira, onde Kátia Amélia Serpa Alves dos Santos está cursando o nono ano do ensino fundamental, o corpo docente e discente demonstra orgulhar-se de sua atitude e coragem, pela iniciativa de enfrentar o desafio de publicar seu primeiro livro aos catorze anos de idade, com o tema: “Que Verdades Sejam Ditas”, que segundo a mesma fala de romances de famílias rivais.

Conforme a gestora da unidade escolar, Rubenita Nascimento dos Santos Borges, a estudante é bastante aplicada às atividades escolares _ gosta de escrever, possui hábito de leitura e mantém boas notas, por isso a considera um exemplo de esforço e dedicação. “Ela teve a ideia de escrever o livro, a partir de uma visita que fizemos com nossos alunos na Feira literária de Barreiras (FLIB) em 2018. Pretendia lança-lo na feira de 2019, mas infelizmente não foi possível. A feira despertou seu interesse. A professora de língua portuguesa, Andréia dos Santos foi a preletora do projeto”.

A escola e família da adolescente não possuem recursos para bancarem a publicação e impressão do livro, entretanto decidiram angariar fundos realizando bingo de uma bicicleta doada por um vereador do município. O sorteio das cartelas está marcado para o próximo dia 14/06/2019. “Inclusive, participamos de uma sessão ordinária da Câmara Municipal, onde falamos sobre o projeto de editoração do livro e pedimos apoio aos vereadores, que fizeram doações, porém, ainda não foram suficientes”, declarou Rubenita.

Kátia nasceu no dia 27 de março de 2005, natural de Riachão das Neves/BA, filha de Catisia Serpa dos Santos e Januário Alves dos Santos Filho, natural de Barreiras- Ba. Rubenita diz que a estudante adora poemas românticos, é maravilhada pela leitura e recebeu incentivo da mãe desde pequena. Ainda observa que, a leitura do clássico romance de Shakespeare, “Romeu e Julieta” também lhe serviu como fonte de inspiração.

De acordo com a mãe, o desejo de Kátia pela leitura surgiu de forma espontânea, principalmente, baixando livros na internet em seu aparelho celular. “Ela pegava meu telefone todos os dias e eu observava que sempre estava fazendo a leitura de algum livro”, revela Catisia.

A menina diz que encara a leitura como ‘hobby’, além disso tem grande desejo de ser organista em sua igreja, desta forma, há três meses reserva parte de seu precioso tempo para frequentar aulas de música.

O bingo beneficente para arcar com os custos da diagramação e publicação está sendo promovido por estudantes e professores da escola José de Oliveira. Os interessados em ajudar Kátia a publicar seu livro podem fazer doações na conta bancária da Caixa Econômica Federal: 7220-7, operação – 013, agência – 4831, em nome de Kátia Amélia S. A. Santos.  O sorteio do bingo da bicicleta, no valor de R$ 10, 00 a cartela acontece no próximo dia 14 de junho (sexta-feira).

Alô Alô Salomão