ARTISTA DE BARREIRAS CONQUISTA MERCADO DE ARTES COM PINTURA HIPERREALISTA

Image00005

A perfeição das telas pintadas pelas mãos do artista plástico Alan Rodrigues Mendes, 26 anos chega a refletir dissensão de perspectiva sobre reprodução e realidade do que mostram, pois mais parecem fotografias. As técnicas de sua arte possuem décadas de existência, porém, ainda são pouco conhecidas na região Oeste da Bahia.
Image00006

Alan nasceu em Maceió/AL no ano de 1988. Começou a pintar aos seis anos, em sua cidade de origem, mas mudou-se com os pais para Barreiras na Bahia com idade de 14 anos e nesta mesma época passou a trabalhar com aerografia, um sistema de pintura e ilustração com uso de aerógrafos e compressor de ar comprimido. “Desenhava quando criança coisas que sonhava em possuir”, lembra.

Image00171

Por muitas vezes pensou em desistir da arte e migrar para outro ramo, visto a falta de reconhecimento do artista nesta região, entretanto não desistiu graças às viagens para outros estados, por exemplo, São Paulo. “Toda vez que estava desanimado, viajava e encontrava em outros estados o meu refugio e reconhecimento como artista”.

Image00018

Ao descobrir que dominava a técnica da aerografia, passou a desenvolvê-la em pintura sobre tela, tendo assim maior proximidade da fotografia e aderindo ao movimento do fotorrealismo, ou seja, a técnica do hiper-realismo. Atualmente se considera um dos adeptos do movimento realista e permanece lutando incansavelmente pelo sucesso de sua carreira profissional.

Abaixo seguem algumas obras recentes do artista já intitulado barreirense:

Image00011

Image00010

Alan está empregando sua experiência na produção de uma coleção de carros antigos, o qual promete lançar nas próximas exposições de artes. “É claro que não deixaríamos vocês sem nenhuma amostra do que está por vir. Ai vai uma obra inédita desta coleção”, comenta ao apresentar uma de suas telas.

Carrão

Vejam alguns recentes trabalhos realizados este ano:

Image00016

Image00150

FOTOGRAFIA OU PINTURA?

Image00012

Alan explica que o hiper-realismo é um estilo de pintura, pelo qual, o artista procura mostrar uma abrangência muito grande de detalhes, tornando a obra mais próxima de uma fotografia. Visa alcançar a perfeição e não expressa um ponto de vista ou formas abstratas, mas traz a sensação de estar olhando uma foto.

Image00172

Ressaltou que o recurso de ampliação fotográfica, derivada da PopArt – movimento iniciado nos EUA na década de 60 é usada pelos praticantes desta arte.“Suas principais caracteristicas se resumem na precisão de detalhes das pinturas, que valorizam a sombra, luz, brilho e textura. Seus temas são coisas reais, como: pessoas, paisagens, animais, esculturas, imagens pré abricadas e com cores super realistas, geralmente confundidas com fotografia. A pintura obtida, nesse caso, é lisa, sem texturas, nem empastes, sendo mais difícil de produzir do que no modo convencional”, finalizou.

Image00013

Alan está na etapa prévia para a produção de um livro que abordará um tema específico sobre a região Oeste da Bahia. Ele já possui um plano definido e deu início a fase de coleta e análise de dados do seu projeto, mas prefere não revelar detalhes sobre o assunto, pelo menos por enquanto.

Fotos: Alan Rodrigues

Alô Alô Salomão

 

CORDEIRO