Audiências públicas sobre recadastramento biométrico, demandas do CONSID e homenagens marcam sessão ordinária desta segunda – feira em Riachão das Neves

A Câmara de Vereadores realizou sessão ordinária nesta segunda feira (13), onde dentre os temas debatidos em pauta, o Vereador Carlinhos da Branca aventou, a discussão que houve em audiência pública em Barreiras, onde o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Jutahy Júnior falou sobre recadastramento biométrico. Juthaí esclareceu que, nesta fase da revisão eleitoral, o destaque é para priorização do serviço de agendamento, o qual permite ao cidadão realizar o procedimento em data e hora previamente marcadas, garantindo maior comodidade ao eleitor. Carlinhos solicitou, verbalmente, que fosse disponibilizado um funcionário e computador da Câmara Municipal de Riachão das Neves para a população efetuar seu agendamento. O pedido foi acatado pela presidente da casa, Socorro de Tonho de Santo.

Dr. Daniel Correia falou a respeito da necessidade de reforçar os debates sobre a discussão feita em audiência pública da UMOB – União dos Municípios do Oeste da Bahia, sobre demanda defendida pelo CONSID – Consórcio Intermunicipal do Oeste da Bahia, no que diz respeito ao Termo de Cooperação Técnica para elaboração do Plano Intermunicipal de resíduos sólidos, além da insatisfação da população com a prestação de serviços de água e esgoto no município e a necessidade de discutir a renovação de contrato com a concessionária de água e esgoto (Embasa). Os vereadores ainda ressaltaram que a empresa faz baixos investimentos na região e ainda não atende comunidades e distritos importantes de Riachão.

Na tribuna popular, Nego da Burra voltou a falar a respeito do projeto de sua autoria, que visa proibir a apreensão de veículos, em caso de atraso no IPVA.  Abraão Magalhães e Bispo Hélio fizeram leitura de moção de apoio às famílias do professor Pedro Antonio da Silva Filho, o popular “Professor Pedrinho” e Carlos Laurêncio Batista da Silva (Carlinhos), que morreram em acidente na BR – 135, na quarta-feira (08). Dr. Daniel também prestou condolências aos familiares de Carlinhos, Pedrinho, Didico e às senhoras Cota e Maroca (avó materna do vereador Elias). Por causa do funeral, cinco vereadores se ausentaram da sessão de ontem.

Na tribuna popular, a maioria dos vereadores fez homenagem ao dia das mães e prestou solidariedade aos parentes dos falecidos.  Com as ausências do primeiro e segundo secretários, Thiago do Lay e Dr, Daniel assumiram respectivamente as cadeiras na mesa diretora. “Eu agradeço a Deus por tudo e minha amiga Darcilene, que, no dia das mães, me convidou para um café da manhã na localidade de Mangueira. Fiquei muito feliz, porque ajudei alegrar aquelas mães nesta data tão importante”, ressaltou Socorro.

ASCOM Câmara

Alô Alô Salomão