BARES E RESTAURANTES VALORIZAM GASTRONOMIA LOCAL EM BARREIRAS

Image00002

O empresário Moisés Vieira Queiroz, proprietário e chef do restaurante Frutos do Mar, em Barreiras, Oeste da Bahia, abriu neste domingo, 6, o menu de demonstração do 1º Festival Gastronômico Aves e Peixes do município. No total, 16 pratos serão apresentados para o público na Cozinha Show, que acontece de 6 a 13 de julho, durante a 32ª Expoagro, no estande do Sebrae no evento.

O prato escolhido por Moisés para abrir o leque de demonstrações foi a moqueca de surubim. “Já servimos esse prato no restaurante e assim podemos trabalhar com produtos regionais”, explicou Moisés, destacando que a moqueca é bastante pedida em seu estabelecimento.

A Cozinha Show é gratuita e reúne em média 20 pessoas do público do evento, em cada apresentação, que acompanham a elaboração dos pratos e, posteriormente, fazem a degustação do produto. Esta é a segunda etapa do festival, lançado no dia 21 de maio, e que já capacitou 30 empresários e chefs de bares e restaurantes, nas oficinas do Serviço Nacional de Aprendizagem (Senac) e do Programa Alimento Seguro (PAS). A ação tem o objetivo de destacar a gastronomia local, motivar a frequência nestes estabelecimentos e qualificar a mão de obra dos participantes.

“Ao final do evento, esperamos capacitar com o Programa de Alimento Seguro e Oficinas Gastronômicas todos os estabelecimentos participantes para que eles possam oferecer à população de Barreiras serviços cada vez melhores, tanto na esfera higiênico-sanitária quanto no que diz respeito a inovações gastronômicas”, disse a nutricionista e Agente Local de Inovação (ALI) do Sebrae, Tatiane Salmeiro.

Entre os pratos servidos nesta etapa do festival estão combinado de salmão, codorna recheada com farofa de damasco e purê de banana da terra, sobrecoxa de galinha ao creme de molho rosê, filé de linguado ao molho de açaí com purê de mandioquinha, camarão em crosta de provolone, filé de tilápia com purê de banana da terra, omelete criativo, peixe rei, escondidinho de tilápia, frango ralado, frango ao molho de maracujá e cachaça, e tilápia na manteiga de ervas com nhoque de banana da terra. Os pratos serão novamente apresentados de 7 a 24 de agosto, em cada estabelecimento participante, e no dia 3 de setembro acontece a cerimônia de encerramento do festival.

O evento é resultado da parceria entre Sebrae, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Senac , Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) e prefeitura municipal. Todos os participantes receberão certificados de participação.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (77) 3611-3013 ou na sede do Sebrae Barreiras (localizado na Avenida Benedita Silveira, nº 132, Centro).

Agência Sebrae de Notícias Bahia

Alô Alô Salomão

 

Image00001