Barreiras sediará Encontro que discutirá os novos rumos da Bovinocultura leiteira no Oeste da Bahia

 

Com um setor leiteiro que produz anualmente 858 milhões de litros de leite, dos quais 77,3 milhões são obtidos através da região do oeste da Bahia, o Estado ganha cada vez mais força e representatividade no país e consolida-se como o maior produtor de leite do Nordeste.

Para discutir todo esse crescimento e o potencial de expansão no setor, a cidade de Barreiras (BA) sediará entre os dias 21 e 22 de novembro o 1º ENCONTRO DA CADEIA PRODUTIVA DO LEITE DO OESTE DA BAHIA, no centro de convenções do Hotel das Mangueiras. O evento é uma realização da ACRIOESTE – Associação dos Criadores Gado do Oeste da Bahia e da CRIO Consultoria em Agronegócios.

O Encontro tem como objetivo unir a cadeia de produção leiteira do oeste da Bahia para mostrar que é possível agregar renda produzindo de forma integrada e sustentável. A ideia é unir os elos da cadeia em todos os níveis, para que em conjunto elaborem propostas para a expansão do segmento no oeste baiano.

Durante os dois dias profissionais como os pesquisadores da Embrapa Gado de Leite, Lorildo Aldo Stock e Duarte Vilela; Humberto Miranda – presidente da FAEB, Francisco Peltier, presidente da Comissão Baiana da Cadeia Produtiva do Leite; Marcelo Matos, superintendente de Agricultura Familiar – SUAF/SDR; Eduardo Marqueze Ribas, gerente de leite na Castrolanda Cooperativa Agroindustrial, além de prefeitos, indústria de insumos, autoridades, especialistas na atividade e produtores de leite dos 24 municípios do oeste da Bahia, estarão debatendo as questões da atividade, da fazenda até o consumidor, buscando ações estruturantes e que promovam o desenvolvimento sustentável da pecuária leiteira na região.

Além do Encontro, na noite do dia 21 de novembro, a partir das 20h, acontecerá o 1º LEILÃO LEITE OESTE BAHIA, no Tatersal do Parque de Exposições Barreiras. O leilão será transmitido pelo Agro Canal e Web canal Central Leilões e, contará com 50 lotes de matrizes da raça Girolandas e Guzolandas, registradas (bezerras produtos de fecundação In Vitro -FIV, novilhas prenhas e vacas em lactação), como uma mostra da oferta de animais geneticamente superiores disponíveis na região.

Para Ubirajara Zapponi, Diretor da CRIO Consultoria em Agronegócios, organizador do evento, destacou a relevância do evento: “É de conhecimento do setor que o oeste da Bahia é uma das maiores fronteiras agrícolas do pais, desenvolvida a partira da década de 80, e que hoje atende ao pais e ao exterior com uma gama de produtos diversos que vão da soja, ao algodão, incluindo milho, frutas, café e outros grãos”, disse.

Zapponi destacou ainda a união de diferentes setores na construção e desenvolvimento do setor leiteiro no oeste baiano: “ A pecuária leiteira seguindo a capacidade produtiva do setor agrícola, busca nesse encontro reunir as competências de todos os componentes da cadeia produtiva do leite para organizar, estruturar e dinamizar a indústria leiteira regional, sem os riscos de soluções de continuidade e que em futuro próximo atinja a dimensão de estar associada ao setor agrícola, levando o leite do Oeste Baiano a outras regiões do estado e a outros estados brasileiros, a exemplo da indústria neo-zolandesa Leitíssimo, instalada na região, cujo leite é disponibilizado e reconhecido com um dos leites de melhor qualidade nos estados da Bahia, Distrito Federal, São Paulo e Rio de Janeiro, entre outros”, finalizou Zapponi.

 

 SERVIÇO

1º ENCONTRO DA CADEIA PRODUTIVA DO LEITE DO OESTE DA BAHIA

Quando: 21 e 22 de novembro Local: Hotel Solar das Mangueiras – Avenida Aylon Macedo, Barreiras, Bahia. Hora: a partir das 8:00 Informações: www.leiteoestebahia.com.br Contatos com a imprensa: Alexandra Alves – (11) 97324.5487

—————————————-

1º LEILÃO LEITE OESTE BAHIA

Local: Tatersal do Parque de Exposições Barreiras

Hora: a partir das 20:00

Informações: www.leiteoestebahia.com.br

Link lotes do leilão: https://www.youtube.com/channel/UCwBnKTanJxZuxFr_4hpYM9w/videos?view_as=subscriber

Contatos com a imprensa: Alexandra Alves – (11) 97324.5487

Informações sobre os animais: Ubirajara Zapponi (21) 972201414 & Antonio Balbino (77) 981.027.878.

 

 

Fonte: Divulgação

Alô Alô Salomão