CÂMARA DE BARREIRAS HOMENAGEIA OS 43 ANOS DO 4º BEC EM BARREIRAS

unnamed (1)_opt

 

Oriundo do 4º Batalhão Ferroviário, o 4º Batalhão de Engenharia de Construção foi transferido da cidade de Crateús (CE) para Barreiras, em 03 de julho de 1972, com a missão de estabelecer a ligação rodoviária entre Brasília e Salvador.

Denominado “Batalhão General Argolo” em 16 de agosto de 1994, em homenagem a Alexandre Gomes de Argolo Ferrão Filho, valoroso militar nascido na Bahia, em 8 de agosto de 1821, que imortalizou-se na história da nação pelos seus feitos na campanha da Tríplice Aliança. Nas palavras de seu Ex-comandante Coronel Thadeu Luiz Crespo Alves Negrão, “Mais do que estradas e açudes, o 4º BEC construiu vidas, trazendo-lhes novo sentido e descortinando novos horizontes. Os tijolos que formam suas harmoniosas linhas arquitetônicas são feitos de renúncia e de muito amor”.

Ao longo dos seus 43 anos de história, o 4º BEC construiu um imenso acervo de obras, que contribuiu decisivamente para o desenvolvimento do Nordeste e, até mesmo, de outras regiões. Mantendo destacamentos em diversos locais, dentre os quais, Lagoa do Oscar, Barra, Riachão das Neves, Angical, Serra do Ramalho, Formosa do Rio Preto, Luís Eduardo Magalhães, Santana, Cariranha e Sítio do Mato na Bahia; Posse e Monte Alegre, no Goiás; Montes Claros, em Minas Gerais; Petrolândia, em Pernambuco e Rosário do Catete, em Sergipe.

Indiscutivelmente, cada uma das suas obras retratam com fidelidade a viva memória de todos aqueles que, sem recuar, deram o máximo de si em prol do cumprimento da missão, construindo ferrovia, açudes, barragens, poços tubulares, sistemas urbanos de abastecimento de água, sistema de irrigação, redes de distribuição de água, drenagens superficiais e profundas, implantação de rodovias, pavimentação, estradas vicinais, pontes – trabalho de conservação e restauração, terraplanagem, módulo de cozinha e banheiro, escolas, levantamento topográfico, construção de quarteis e milhares de casas, além da construção e recuperação de aeroportos.

Por sua trajetória de contribuição para desenvolvimento de Barreiras e da região Oeste da Bahia, a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Barreiras rende homenagens aos 4º BEC, seus soldados, oficiais e demais servidores civis.

Postagem: Joselia Brito

Alô Alô Salomão

Proteção-NOVA11-659x3981-659x3981-659x398