CENTRO DE DETENÇÃO DE BARREIRAS SÓ DEVE FICAR PRONTO EM DEZEMBRO
Os responsáveis pela obra calculam que o calendário será criteriosamente cumprido até a conclusão do Centro de Detenção Provisória de Barreiras, localizado na estrada do Cantinho do Senhor dos Aflitos, à s margens da BR 135, rodovia que de acesso ao estado do PiauÃ. A obra deve ser concluÃda entre os meses de setembro e dezembro de 2014.
O uso de pré-moldados na construção de paredes da unidade prisional ajuda intensificar o ritmo da obra. A capacidade é para 529 presos, que serão divididos em celas com capacidade para oito detentos, cada uma terá quatro beliches.
Necessidade
O presÃdio em Barreiras é uma necessidade de quase 20 anos. Com o aumento acelerado da população carcerária na região neste perÃodo, o Complexo Policial do bairro Aratu ficou pequeno para funcionários e presidiários. Ele foi construÃdo com capacidade para 32 prisioneiros e apesar das constantes fugas ocorridas no local, atualmente sua cadeia abriga mais de 140 homens.
No prédio funcionam a cadeia, o Departamento de PolÃcia Técnica, Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher, Delegacia Seccional e Coordenadoria Regional, em péssimas condições de saneamento básico, difÃcil acesso, iluminação precária e com outros problemas estruturais.
Os esgotos estão entupidos, com isso, a água contaminada chega a transbordar em uma das áreas de ventilação no interior da delegacia e dentro do presÃdio.
Servidores da PolÃcia Civil estão ansiosos aguardando a inauguração do CDP para se livrarem principalmente da responsabilidade de fazerem guarda de presos.
Alô Alô Salomão