COMEMORAÇÃO DOS 40 ANOS DO DÉCIMO BATALHÃO DA POLÍCIA MILITAR DA BAHIA

FACHADA INTERNA DO 10º BEIC_opt

 

Atualmente com o nome de Décimo Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação – 10º BEIC.

AUTORIDADES LOCAIS - HOMENAGEADAS PELO 10º BEIC_opt

AUTORIDADES LOCAIS HOMENAGEADOS PELO 10º BEIC_opt

O evento: Homenagens aos comandantes desta unidade, bem como aos policiais militares que serviram nobremente, além daqueles que faleceram no exercício do dever.

HISTÓRICAS - Cavalaria Dez-1992 nv_opt colagem_opt

O governo da Bahia, através do decreto estadual nº 24.018, de 27 de março de 1974, criou o 10º Batalhão de Polícia Militar, com sede no município de Barreiras, cuja

Missão era desenvolver o policiamento fardado na maior área geográfica do estado, faixa que ia de Carinhanha, no sertão no sudoeste, até Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste, da divisa do estado de Minas Gerais ao Piauí, agrupando os maiores municípios em área territorial e mais distante da capital.

O Décimo Batalhão foi instalado nesta cidade no dia 05 de fevereiro de 1975, tendo como patrono, o coronel PM Philadelfho Pereira das Neves, que teve o seu nome lembrado para tal, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao estado da Bahia. O primeiro comandante do 10º BPM foi o tenente coronel PM Ildemar Valverde de Carvalho Santos.

Inicialmente, coube ao Décimo Batalhão de Polícia Militar uma área de 154.344.7 km², correspondente a 31 (trinta e um) municípios.

Posteriormente, até meados de 2015, abrangendo 13 (treze) municípios, sendo eles: Barreiras, São Desideério, Catolândia, Luís Eduardo Magalhães, Cristópolis, Baianópolis, Cotegipe, Wanderley, Angical, Mansidão, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia e Formosa do Rio Preto.

Seguindo as diretrizes da nova Lei de Organização Básica (LOB) da Polícia Militar da Bahia, publicada Lei nº 13.201. De 09 de dezembro de 2014, o 10º BPM, que até então cumulava as funções de batalhão escola e unidade operacional.

Tornou-se, assim, após nomeação dos respectivos CMT de CIPM, recentemente, passou a ser: 10º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (10º  BEIC). 

Neste ano de 2015 o Décimo Batalhão completou 40 anos de criação e instalação, tendo por comandante o MAJ PM Camilo Otávio Alonso Uzêda e subcomandante o CAP. PM Marcos Vinícius Oliveira Côrtes. 

Atualmente, o 10º BEIC, conta com um efetivo administrativo de 72 policiais militares, sendo 09 oficiais e 63 praças. O 10º BPM, em seus quarenta anos de existência, já formou diversas turmas de soldados, cabos e sargentos PM.

TROPA EM FORMA NA SOLENIDADE_opt

Hoje, estão em formação 130 policiais militares – com 13 alunos sargentos em formação, comandados pelo 1º ten. PM Alex, e 117 alunos soldados em formação, sendo 58 da 1ª Cia, comandados pelo 1º ten. PM Aládio, e 69 da 2ª cia, comandados pelo 1º ten. PM Honnes.

BPM

O décimo BEIC encontra-se subordinado diretamente ao CFAP, Centro de Formação e perfeiçoamento de Praças, que tem como diretor de ensino o sr. Cel. PM Silvino Berlink Moraes.

Um total de aproximadamente 1800 policiais já formados no Décimo Batalhão.

Informações do acervo do 10º BPM.

FOTOS: COMEMORAÇÃO DOS 40 ANOS DO DÉCIMO BATALHÃO DA POLÍCIA MILITAR DA BAHIA

 

Por: Gabriel Pires – SD PM/10º BEIC – Barreiras-BA

Postagem: Joselia Brito

Alô Alô Salomão

 escola são josé