Conferência municipal debate a qualidade dos serviços de saúde em Riachão das Neves

A Conferência Municipal de Saúde realizada na manhã desta quinta-feira (28) no plenário da câmara de vereadores contou com as presenças do prefeito Miguel Crisóstomo, secretária de saúde Dra. Franciane de Moura, equipe do NASF, Equipes de Saúde da Família, funcionários da saúde, além de secretários das demais secretarias do município e população em geral.

Durante pronunciamentos na tribuna da casa, os participantes falaram sobre o tratamento humanizado nas unidades da rede de saúde do município, onde gestores e colaboradores recebem treinamento e orientações periódicas sobre a necessidade de oferecer atenção especial e acolhimento incondicional a cada paciente e familiar, que as procuram em busca de atendimento.

Citaram a importância da sintonia entre o gestor e o conselho municipal de saúde, a qual tem sido um diferencial na busca do tratamento assistencial e preventivo. Defendem um tratamento com ética e respeito, que transmita segurança e confiança à população.

Miguel ressaltou que a estrutura física da saúde recebeu reforços com a aquisição de novos aparelhos para atendimento das necessidades básicas no tratamento de pacientes que precisam realizar procedimentos de ultrassonografia e raio-X. Também destacou o fortalecimento adquirido, em todo município, com o importante trabalho de enfermeiros, nutricionistas e psicólogos que integram a equipe de profissionais do NASF.

A enfermeira do SAMU, Kalinca Soledade falou sobre o resultado positivo do trabalho de conscientização realizado pelo projeto Samuzinho, que ministrou importantes palestras com o objetivo de combater o alto índice de trotes para o telefone 192 e conseguiu alcançar resultados altamente positivos. “O Samuzinho diminuiu essa incidência com apoio das escolas e toda a sociedade”.

“A equipe unida com referência, contra referência e apoio bem estruturado, trabalha uma medicina preventiva realmente. Menos medicamento e mais informação. Orienta os pacientes no processo de nutrição, exercitam com a ajuda da nutricionista do Nasf, Bruna; psicólogo, Emanuel; fisioterapeuta, Vandessica  e o médico do posto de saúde”, declarou a funcionária pública e paciente, Ana Correia.

Também foi explanado que, o prefeito vem firmando importantes parcerias com pequenos empreendedores que fornecem produtos alimentícios produzidos dentro do município e isso tem ajudado no processo de nutrição da população, principalmente na merenda escolar e no incremento da economia regional.

A conferência foi encerrada com apresentação e votação de propostas de melhorias para a saúde e escolhas dos novos membros representantes do Conselho Municipal de Saúde.

 

Fotos e informações: Ana Correia

Alô Alô Salomão