COPIN VACINOU SESSENTA E SEIS POR CENTO DA POPULAÇÃO DE BARREIRAS ATÉ 2016 CONTRA FEBRE AMARELA

iZABEL

A Secretaria Municipal de Saúde de Barreiras/BA, por meio da Coordenação do Programa de Imunização – Copin está vacinando, em trabalho de rotina, pessoas com idade entre nove meses e 59 anos, contra a febre amarela.

Segundo a enfermeira do Programa de Imunização, Isabel dos Apóstolos, o município já possuía até o ano de 2016, 66 por cento da população imunizada contra a doença. “Quem não tomou as duas doses é muito importante procurar qualquer posto de saúde próximo a sua residência para atualizar o seu cartão de vacina”.

Ainda declarou que os postos estão atendendo em dois horários: das 07h 30 até às 11h 30 da manhã e entre 13h 30 e 17h 30. A vacina assegura 100%% de imunização, após o décimo dia de aplicação. E essa proteção dura 10 anos.

As contraindicações para vacinação contra febre amarela são:

Idade menor que seis meses
Hipersensibilidade a algum dos componentes da vacina
Portadores de imunodeficiências
Existem situações de precaução, nas quais a indicação da vacinação deve ser ponderada entre risco e benefício:

Idade entre seis e oito meses
Idade ? 60 anos
Infectados pelo vírus HIV
Gestantes
Mulheres amamentando crianças menores de seis meses.
Não há nenhum problema de interação medicamentosa entre a vacina e quaisquer que sejam outros medicamentos.

 ASSUNTO RELACIONADO

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) emitiu, através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, uma nota informativa sobre o risco de ocorrência de febre amarela no estado. Após seis casos de epizootia (transmissão agente patogênico entre animais hospedeiros) em macacos no município de Coribe, no Oeste da Bahia, por prevenção, a Sesab recomendou a imunização de 100% da população de 45 cidades baianas. Detalhes no LINK

Fontes/ COPIN/ Websites

Alô Alô Salomão

Menininho_opt