CULTURA: NAZARO ALEGRA NOITE DE QUARTA-FEIRA NAS RUAS DE BARREIRAS

Image00003

Mantendo a tradição o Nazaro reuniu mulheres e homens de várias idades, que saíram às ruas de Barreiras usando mortalhas brancas, na noite desta “quarta-feira de cinzas”, jogando ovos, farinha de trigo e talco em quem encontrava em seu trajeto. Os participantes partiram do Centro Cultural Rivelino Carvalho em direção ao bairro Vila Dulce, de onde retornaram para a Praça da igreja católica São João Batista, e depois de alguns minutos de concentração, percorreram diversas ruas do Centro Histórico, até encerrarem a brincadeira na Praça Duque de Caxias.

Image00004 Image00002 Image00005 Image00006

De acordo com os organizadores, o evento cultural significa o enterro simbólico do carnaval. Por onde passam, os fantasiados gritam que Nazaro morreu. Muitos moradores se trancam em casa para não correr o risco de “tomar o banho” de ovos, talco e farinha de trigo, mas outros preservam a cultura de acompanhar a brincadeira, correndo e desafiando o Nazaro do início ao fim.

Image00008 Image00007

A Secretaria de Cultura do município apoia o acontecimento e ajuda na organização. A Guarda Municipal e a Polícia Militar seguem o cortejo até o encerramento para evitar exageros e confusões.
Muitos, como o senhor conhecido pelo apelido de “Pologo e dona Soninha” participam da atividade folclórica desde a adolescência.

Alô Alô Salomão

 

real calçados