ELEITORES FORAM ÀS URNAS NESTE DOMINGO ESCOLHER PREFEITO E VICE-PREFEITO DE JEREMOABO, NA BA

Segundo a Justiça Eleitoral, o pleito transcorreu com tranquilidade em Jeremoabo/BA, sendo apenas uma urna substituída. O município possui 26 mil eleitores, que agora aguardam resultando da votação.

O comércio, distribuição e consumo de bebida alcoólica continuam proibidos na cidade até às 19h deste domingo (3/6). A determinação foi publicada por meio da Portaria 006/2018 e tem o objetivo de contribuir com a manutenção da ordem pública na cidade. A previsão é a de que a apuração das urnas seja concluída por volta das 19h30.

Entenda

As eleições municipais em Jeremoabo ficaram indefinidas. Isso porque a candidata à prefeita mais votada, Anabel de Tista (PSD), teve seu registro indeferido e os votos não foram validados. Ela disputou o pleito de 2016 com recursos na Justiça Eleitoral.

Após julgamento de recurso interposto pela candidata, a Corte eleitoral do TRE-BA decidiu, à unanimidade, manter o indeferimento do registro de candidatura e excluir multa aplicada a candidata. Conforme a Resolução Administrativa – Nº 5/2018, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve a decisão do TRE-BA.

Neste domingo, duas chapas concorreramm às vagas no Poder Executivo do município. Confira os candidatos:

Prefeito: Antônio Chaves (PSD)/ Vice: Edriane Santana dos Santos (Diana de Irene) (PSD)

Prefeito: Derisvaldo José dos Santos (Deri do Paloma) (PP) / Vice: Luiz Carlos Bartilotti Lima (Lula de Dalvinho) (DEM)

Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), são, ao todo, 26.756 eleitores aptos na cidade.

Para realização da eleição suplementar, foram montadas 94 seções eleitorais, distribuídas nas áreas urbana e rural do município. São utilizadas 110 urnas eletrônicas. Dessas, 94 urnas estão destinadas às seções eleitorais e 16 são de contingência, caso ocorra necessidade de substituição.

Eleições

A realização de eleições suplementares está prevista na legislação eleitoral no caso de decisão da Justiça Eleitoral em trânsito em julgado (quando não cabem mais recursos) de indeferimento do registro, cassação do diploma ou perda do mandato.

Além de Jeremoabo, moradores do estado do Tocantins e de mais 19 municípios em 9 estados voltaram às urnas neste domingo. No Tocantins, as eleições foram para escolha de novo governador. Já os demais municípios tiveram novas eleições neste domingo para prefeito e vice-prefeito:

Pirapora do Bom Jesus, Bariri e Turmalina (SP);

Umari, Tianguá, Frecheirinha e Santana do Cariri (CE);

Teresópolis (RJ);

Bom Jesus (RS);

Niquelândia (GO);

Vilhena (RO);

Guanhães, Ipatinga e Pocrane (MG);

João Câmara, Pedro Avelino, São José do Campestre, Parazinho e Galinhos (RN).

Segundo o TSE, no dia 24 de junho, eleitores de outros seis municípios também terão que voltar às urnas para escolher prefeitos e vice-prefeitos. São eles: Santa Luzia, Itanhomi e Timóteo (MG); Cabo Frio e Rio das Ostras (RJ); e Moju (PA). (G1/TER)

Alô Alô Salomão