EMPRESÁRIA SE CONSOLIDA COMO A SEGUNDA MAIOR DO RAMO DE VIDRAÇARIA DE BARREIRAS

Image00004

Filha de uma professora e de um agricultor, Elisângela Machado, 30 anos, começou a trabalhar desde muito cedo, conciliando a escola com o trabalho. Nascida no município de Angical, no povoado de Creoulas, veio para Barreiras em busca de novas oportunidades de emprego e estudo.

Trabalhou como empregada doméstica, garçonete e em um lava-jato até conseguir uma chance em uma vidraçaria da cidade, ramo que se identificou e criou vínculo. Nessa empresa, colocou em prática o conhecimento adquirido no curso de edificações. Com larga experiência comprovada, resolveu montar o próprio negócio, tendo como sócio o esposo.

Há oito anos no mercado, a empresa Cristalis já é considerada a segunda maior da cidade e conta com 18 colaboradores. A trajetória empreendedora, marcada por desafios e superação, garantiu no ano passado o Prêmio Estadual Mulher de Negócio, na categoria Pequenos Negócios. “Acredito na força da mulher, e o meu incentivo é que, cada vez mais, a presença feminina cresça e se consolide nesse mercado”, disse.

Por ter um conhecimento no ramo de vidraçaria, foi mais fácil para a empresária dar andamento ao empreendimento. De acordo com Elisângela, o fato da vidraçaria ser comandada por uma mulher incomodou muita gente no início, motivada pelo preconceito. “O que me diferenciou dos demais foi minha dedicação e a execução de um trabalho com um acabamento mais refinado. Sou muito detalhista”, argumentou.

Especializada em vidraçarias, o empreendimento foi iniciado com um capital médio de R$ 20 mil reais, para compra de maquinário e matéria-prima. E após um ano no mercado, a empresária já havia quitado todos os empréstimos realizados.

O Prêmio Mulher de Negócio é uma iniciativa do Sebrae e de instituições parceiras, como a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (BPW) e a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), e tem como objetivo fomentar o empreendedorismo feminino. Desde 2004, a iniciativa vem revelando a trajetória profissional de empreendedoras de sucesso por meio de seus relatos, evidenciando a essência de cada negócio, e está com inscrições abertas através do site: http://mulherdenegocios.fnq.org.br/
“O sucesso se deve a capacitação, com cursos que ajudam a entender o empreendimento, e nos ensina a enxergar o diferencial de mercado”

Por: Luciane Souza

Agência Sebrae de Notícias Bahia
Alô Alô Salomão

 

 

PROTEÇÃO