ENCONTRO DE NEGÓCIOS E INOVAÇÃO REÚNE EMPREENDEDORES EM BARREIRAS

Image00001

Empreendedores com desejo de alcançar novos objetivos e com o intuito de identificar oportunidades de renovação e diferenciação no mercado participaram, na quinta-feira, 23, em Barreiras, no Oeste baiano do wokshop “Negócios e Inovação”. O evento, gratuito, oferecido pelo Sebrae às micro e pequenas empresas, foi realizado no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Image00002

O empresário Ângelo Patrício Azevedo, proprietário do Salão de Beleza San Sebastian, em Barreiras, foi um dos participantes. Segundo ele, após o encontro seus conceitos sobre inovação mudaram. “Cheguei aqui achando que a inovação não era possível no meu ramo. Após o workshop, mudei o meu conceito e vejo que podemos nos diferenciar sem gastar muito,” disse Ângelo.

Assim como Ângelo, Temistocles Defensor, da Auto Peças Carretruck, também contou com as orientações sobre inovação. “Esse encontro foi extremamente positivo e percebi muitas pessoas interessadas em buscar novas informações para melhorar o seu empreendimento. Precisamos nos diferenciar num ambiente competitivo”, acrescentou o empresário.
O encontro teve a proposta de abordar conceitos de inovação aberta, baseada em desafios de forma prática, assertiva e confiável, por meio de uma linguagem direta e objetiva. Além disso, buscou ajudar a identificar oportunidades de como se diferenciar e manter no mercado.
Os participantes receberam informações sobre como adquirir uma nova perspectiva para a empresa diante dos desafios do mercado, como entender o vínculo cada vez mais forte entre inovação e crescimento econômico, como inovar e se diferenciar da concorrência e o segredo das empresas que aumentam o faturamento através de atitudes inovadoras.

Para o consultor e instrutor do Sebrae, George Popoff, em tempos de crise, inovar pode ser a chave para um reposicionamento da organização. “É um momento que deve ser aproveitado para dar um salto a partir da crise, através de uma nova forma de agir”.
De acordo com George, apresentar produtos novos e prestar serviços de forma diferenciada são premissas essenciais para atrair clientes e destacar-se no mercado para qualquer porte de negócio. “O intuito desse encontro foi mostrar a inovação como algo muito próximo da possibilidade de ação. Isso depende de uma tomada de decisão, e não necessariamente ter grandes recursos, e sim atitude”.

O Sebrae também fez apresentação dos programas e soluções que podem auxiliar os empresários nesse tema, como o Sebraetec, Empretec e o Sebrae Mais. Na oportunidade, apresentou alguns case de sucesso.
Além disso, os participantes receberam um termo de interesse com as ações do Sebrae. Os empresários assinalaram cursos e consultorias dos quais desejam participar.

Para o gerente regional do Sebrae Barreiras, Emerson Cardoso, a inovação é a força que revigora a empresa para um novo ciclo de vida. “O evento foi muito importante para demonstrar os efeitos e resultados da inovação nas micro e pequenas empresas. A partir dessa iniciativa, vamos atender as demanda dos nossos clientes em tecnologia, gestão e mercado”, destacou Emerson.

Mais informações sobre as soluções e programas do Sebrae podem ser obtidas na unidade da instituição e Barreiras, localizado na Avenida Benedita Silveira, n 132, Edifício Portinari, Centro, ou no telefone (77) 3611-3013.

Por:Cheilla Gobi – ASN Bahia

Edição de texto e imagens:Félix Silva

Alô Alô Salomão

Proteção-NOVA