Escola emite nota pública sobre vídeo racista gravado por estudante em Barreiras

Para explicar declarações feitas em dois vídeos de uma estudante de Barreiras, que foram compartilhados na segunda-feira (08) e causaram polêmica nas redes sociais, a direção da escola emitiu uma nota esclarecendo que a instituição de ensino repudia e não comunga com qualquer tipo de manifestação de cunho racista, xenófobo, homofóbico ou que venha a diminuir ou desmoralizar seres humanos.

A garota usava uniforme da escola e fez a gravações em sala de aula. Em uma delas, declara que sua escola deveria ter bebedouros separados para negros e brancos e profere palavras de ódio e discriminação racial.

No documento a instituição lamenta o conteúdo publicado pela estudante, mas ao mesmo tempo observa que, “a despeito do assunto, a mesma não tinha noção da seriedade e da gravidade do que trazia a público”.

Veja Nota pública da escola abaixo:

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO

 

A Escola Espaço Criativo e o Colégio Enigma vêm a público tecer considerações sobre um vídeo feito por uma de suas alunas que, infelizmente, pelo seu pavoroso conteúdo, tomou grandes proporções.

Inicialmente é muito importante deixar claro que nossa instituição de ensino repudia e não comunga com qualquer tipo de manifestação de cunho racista, xenófobo, homofóbico ou que venha a diminuir ou desmoralizar seres humanos.

O posicionamento adotado pela aluna é grave, incauto – até mesmo pela pouca idade da mesma – e certamente incitado e agravado pelas discussões políticas e pela crise moral que hoje passa o país.

Acreditamos que valores como nobreza, humildade, empatia, higidez têm sua gênese dentro de cada um de nossos lares, tendo a escola em geral papel – secundário, mas não menos importante – na educação e na continuidade na aplicação e desenvolvimento dos citados valores. É o que fazemos há 25 anos de forma contundente.

Posicionamentos que criticam a nossa escola indubitavelmente partem de pessoas que estão do lado de fora, não conhecem nossas metodologias e o quanto prezamos pela igualdade e o respeito; respeito este conquistado e reafirmado ao longo de muitos anos de confiança que nossos clientes em nós depositam.

Lamentamos o conteúdo abominável publicado pela estudante, mas ao mesmo tempo havemos de entender que, a despeito do assunto, a mesma não tinha noção da seriedade e da gravidade do que trazia a público.

Importante nos colocarmos no lugar do próximo nesta hora; da aluna e da família da mesma que certamente estão passando por grande tristeza e pavor por conta deste infortúnio.

Escola Espaço Criativo e Colégio Enigma

Fonte: Nota pública da escola/redes sociais

Foto: Divulgação

Alô Alô Salomão