EXPOSIÇÃO DE NÚMEROS DO CORONAVÍRUS EM ALGUMAS CIDADES DO OESTE DA BAHIA

BARREIRAS

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Hoje foram identificados 18 (dezoito) novos casos com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID-19), preenchendo os critérios indicativos para coleta. Trata-se de 08 (oito) pessoas do sexo feminino com idades entre 29 e 79 anos e 10 (dez) pessoas do sexo masculino com idades entre 17 e 53 anos.

 

Informa ainda que no dia de hoje foram concluídos 75 (setenta e cinco) resultados, sendo que 36 (trinta e seis) testaram negativo e 39 (trinta e nove) testaram positivo. Os 36 (trinta e seis) casos que testaram negativo trata-se de 21 (vinte e uma) pessoas do sexo feminino com idades entre 24 e 85 anos e 15 (quinze) pessoas do sexo masculino com idades entre 18 e 79 anos.

 

Já os 39 (trinta e nove) casos que testaram positivo, trata-se de 23 (vinte e três) pessoas do sexo feminino, com idades entre 10 e 59 anos. Destas, 14 (quatorze) são sintomáticas, sendo 03 (três) profissionais de saúde, 06 (seis) tiveram contato com casos confirmados, sendo 03 (três) profissionais de saúde e 03 (três) preencheram os requisitos para coleta, sendo (01) um profissional de saúde. E 16 (dezesseis) pessoas do sexo masculino, com idades entre 25 e 69 anos. Destes, 14 (quatorze) são sintomáticos, sendo 01 (uma) profissional de saúde e 02 (duas) tiveram contato com casos confirmados, sendo 01 (uma) profissional de saúde. Dos 39 (trinta e nove) casos positivos, 26 (vinte e seis) foram confirmados mediante Teste Rápido, assim como 35 (trinta e cinco) dos 36 (trinta e seis) que testaram negativo, totalizando 61 (sessenta e um) que não foram diminuídos dos 336 (trezentos e trinta e seis) que aguardavam resultado.

 

A Secretaria de Saúde registra atualmente 1.732 (um mil setecentos e trinta e dois) casos confirmados por Teste Rápido e RT-PCR. Destes, 869 (oitocentos e sessenta e nove) estão recuperados, 813 (oitocentos e treze) estão em isolamento domiciliar, 20 (vinte) estão internados e o município registra 30 (trinta) óbitos. Já os casos que aguardam resultado somam 340 (trezentos e quarenta).

 

Barreiras contabiliza hoje 7.058 (sete mil e cinquenta e oito) casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 1.905 (mil novecentos e cinco) casos descartados, cujos resultados foram negativos. De acordo com orientações recentes do Sistema e-SUS VE, o número total de notificados poderá sofrer variações em função de descartes de casos com sintomas gripais.

 

Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos, serão divulgados. A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.

 

Barreiras – BA, 03 de agosto de 2020.

 

Anderson Luiz Vian de Abreu

Secretário Municipal de Saúde

***

RIACHÃO DAS NEVES

ASCOM/Riachão das Neves

***

FORMOSA DO RIO PRETO

A Prefeitura de Formosa do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, comunica que foram diagnosticados mais 6 casos positivos para coronavírus no município, através de SOROLOGIA COVID-19 (Anticorpos anti-SARS-CoV-2) IgM e IgG pelo método QUIMIOLUMINESCÊNCIA e por teste rápido.

 

Trata-se de quatro pessoas do sexo masculino, com idades entre 18 e 41 anos, e duas do sexo feminino, com idades de 8 e 29 anos. Dois positivados residem em outros locais, Brasília e Riachão das Neves, e trabalham em Formosa; um deles, morador do município fomosense, teve contato com pessoa de Barreiras; os outros três são contactantes de casos positivos do município. Todos estão com, ou apresentaram, sintomas de leves a moderados e seguem em isolamento domiciliar.

 

Nesta segunda-feira (03/08), a equipe do Laboratório Municipal Dr. Altino Lemos Santiago coletou amostras em mais 3 pessoas com características que indicam suspeição de coronavírus e encaminhou ao Laboratório de Estudos de Agentes Infecciosos e Vetores (Laive) da Ufob para análise por RT-PCR.

 

O município possui 16 casos ativos da doença, todos cumprindo isolamento domiciliar (6 do sexo feminino com idades entre 8 e 66 anos e 10 do sexo masculino com idade entre 12 e 52 anos); 6 já recuperados (4 do sexo masculino, com idades entre 2 e 70 anos; 2 do sexo feminino, com idades entre 21 e 65 anos). Totalizando 22 casos positivos validados pela Secretaria de Saúde.

 

Fique em casa! Só saia se for extremamente necessário e com uso de máscara. Lave sempre as mãos com água e sabão ou higienize com álcool gel.

 

Formosa do Rio Preto/BA, 03 de agosto de 2020.

Thaíse Dias Soares Santos

Secretária Municipal de Saúde

***

SÃO DESIDÉRIO

A PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO DESIDÉRIO, POR MEIO DA SECRETARIA DE SAÚDE, INFORMA A POPULAÇÃO QUE NESTA SEGUNDA-FEIRA, 03/08/2020, DOS 16 CASOS COM CRITÉRIO DE COLETA DE EXAMES, 11 TESTARAM NEGATIVOS E 05 TESTARAM POSITIVOS PARA COVID-19.

 

TODOS OS CASOS POSITIVOS TRATAM- SE DE PESSOAS DO SEXO MASCULINO COM IDADES DE 22 A 41 ANOS.

 

DOS CASOS POSITIVOS, 02 RESIDEM NO DISTRITO DE RODA VELHA III, 01 NO BAIRRO RECANTO FELIZ EM RODA VELHA E DOIS NA SEDE DO MUNICÍPIO, SENDO 01 NO BAIRRO TANGARÁ E 01 NO CENTRO.

 

02 PACIENTES ESTÃO INTERNADOS NO PRONTO ATENDIMENTO AOS PACIENTES COM COVID-19 DO HOSPITAL MUNICIPAL NOSSA SENHORA APARECIDA E OS DEMAIS CASOS POSITIVOS APRESENTAM SINTOMAS LEVES, ESTÃO EM CASA CUMPRINDO ISOLAMENTO DOMICILIAR E ACOMPANHADOS PELA EQUIPE DE SAÚDE.

 

A PREFEITURA INFORMA AINDA QUE HOJE SURGIRAM MAIS 12 NOVOS CASOS SUSPEITOS COM CRITÉRIO PARA COLETA DE EXAMES, QUE SERÃO DIVULGADOS POSTERIORMENTE A CONCLUSÃO DOS EXAMES.

 

EM TEMPO, REFORÇA OS PEDIDOS A TODA POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DE SEGUIR AS MEDIDAS PREVENTIVAS, COMO O DISTANCIAMENTO SOCIAL E O USO OBRIGATÓRIO DA MÁSCARA E ÀQUELES QUE FORAM CONFIRMADOS O CONTÁGIO DO CORONAVÍRUS, NO CASO DE DESCUMPRIMENTO DO ISOLAMENTO DOMICILIAR, OU INTERNAMENTO HOSPITALAR, O INFRATOR SERÁ RESPONSABILIZADO E PENALIZADO CRIMINAL E ADMINISTRATIVAMENTE COM PERMISSÃO DE USO DE FORÇA POLICIAL, CONFORME DECRETO MUNICIPAL.

 

SÃO DESIDÉRIO – BAHIA, 03/08/2020.

Alô Alô Salomão