FASB APÓIA MOSTRA DE AUDIOVISUAL E TECNOLOGIA DO CETEP EM BARREIRAS

12_opt

Os estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) de Barreiras apresentaram na última quarta-feira (12) as produções audiovisuais da 2ª Mostra de Audiovisual e Tecnologia. Na presença de cerca de 200 pessoas, foram exibidos 18 vídeos produzidos pelos estudantes de Informática, Agronomia e Técnico em Comércio do CETEP que participaram da oficina de Produção Audiovisual promovida pela Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) nos dias 24 e 25 de julho. Os vídeos abordaram temas como deficiência visual, violência urbana e drogas e utilizaram técnicas de roteiro, montagem e edição, linguagem do audiovisual, criatividade e direção de arte/fotografia ministradas pelos professores e egressos do curso de Produção Audiovisual da FASB.

12_opt (3)

Ana Carolina Silva, do 2º ano do curso de Informática do CETEP, participou da produção e filmagens do vídeo “Abandono Infantil”. “Foi uma experiência nova que muda a nossa relação com o vídeo e como a gente passa a utilizar a ferramenta”. Responsável pela direção de câmera e fotografia do filme “Diferenças”, o estudante do 1º ano de Comércio, Sebastião Silva de Matos, buscou imagens que chamassem atenção das pessoas. “As oficinas ajudaram a ter noção para produzir o filme. Agora sabemos que podemos fazer também”, explica.

12_opt (1)

Embora as novas tecnologias sejam bastante acessíveis aos adolescentes, a professora articuladora da Mostra Audiovisual, Susikely Novais, explica que as oficinas de audiovisual ajudaram a trazer uma nova percepção da ferramenta para os estudantes. “A dificuldade é a inserção do vídeo e das tecnologias como ferramenta pedagógica ligada ao processo de ensino-aprendizagem, do lúdico do audiovisual, a serviço do conteúdo trabalhado em sala de aula”, afirma. O coordenador do curso de Produção Audiovisual da FASB, Vandré Vilela, explica que o apoio da FASB à Mostra funcionou como atividade piloto do projeto “Oficina de Audiovisual no Contexto Escolar”, cujas experiências vêm sendo desdobradas em oficinas nas escolas de Barreiras e Angical, em parceria com o Núcleo Regional de Educação (ex- DIREC 25) e Secretaria Municipal de Educação de Angical.

12_opt (2)

Por: Araticum

Postagem: Joselia Brito

Alô Alô Salomão

ÓTICAS LÚMINA