FILHOS E NETOS COMEMORAM CEM ANOS DE MATRIARCA DA FAMÍLIA EM VIA PÚBLICA

Image00008

Um século, é um limite de idade que poucas pessoas conseguem alcançar no Brasil, portanto é uma data que merece ser comemorada com muita honra. O sexagésimo aniversário de dona Ornelina Clara dos Santos, a matriarca de reconhecidas linhagens familiares no município, inclusive a família ‘Porto’, detentora de um dos mais conceituados empreendimentos da região, o “Grupo Porto”, foi planejado criteriosamente por sua filha caçula, a educadora Domingas Clara Arruda e o neto, o arquiteto Edson Santana. Tudo para que a data fosse celebrada com o ‘glamour’ que a homenageada merece.

Image00009

O evento aconteceu em via pública, em frente ao edifício Ornelina – 01, na Rua José Rocha, bairro Sandra Regina, com a presença de filhos, netos, bisnetos e convidados especiais. Seu caráter, perseverança e outras características de mulher dominante, foram relembrados por seus descendentes, como sendo, uma série de exemplos e oportunidades para que toda a geração dela pudesse alcançar o sucesso em sua trajetória de vida.

Image00017

Seu neto, o advogado Jaires Rodrigues Porto, ressaltou que sua avó saiu do município de Wanderley/BA para Barreiras e depois foi para Brasília em busca de melhoria para os filhos. “Ela não mandou, ela foi! Está ai o espírito empreendedor que nossa mãe, Ana Porto herdou e com a força do meu pai Hermínio Porto, nos fez prosperar”, disse.

Image00014

Dona Ornelina, segundo Domingas, não é supersticiosa, mas acredita numa forte influência do número 15 nos mais importantes momentos de sua vida, pois nasceu no dia 15 de abril de 1915, teve 15 filhos e completou seus 100 anos de existência em 2015. Há cinco anos, ela se agrupou à denominação evangélica, Congregação Cristã no Brasil, batizando-se no dia 15 de novembro de 2010.

Image00001

Alguns parentes, como por exemplo, os netos Samuel Kemer, Laune Itacarambi e Ingrid Melo vieram de Brasília comemorar a data. Ainda segundo Jaires, ela sempre conseguiu manter a família unida. “Toda vida, minha avó esteve um passo a frente de todos nós. Ornelina significa muito esperta, tem resposta e otimismo. São seus pontos fortes”.

Image00016

Dona Ornelina teve a ideia de comemorar a data “no meio da rua”, em frente ao prédio batizado com seu nome. “Filhos e netos queriam que o evento fosse realizado em um clube, no entanto, prevaleceu mais uma vez a preferência dela”, observou Domingas.

Image00007

 

Image00001

 

Image00002

 

Image00008

 

Image00006

Image00013

 

Image00001

 

Edição de texto e imagens:Félix Silva

Alô Alô Salomão

CACHORRO QUENTE DO MENININHO