HO – HOSPITAL PROMOVE 1ª OFICINA DE CUIDADORES

unnamed

Uma troca de experiências e de belos exemplos de carinho e dedicação ao próximo. Esse foi o clima que dominou, na última terça-feira (26), a 1ª Oficina de Cuidadores do Hospital do Oeste (HO), unidade administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) em Barreiras. Promovido pelo Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), o encontro teve como proposta transmitir orientações importantes às famílias que já atuam em parceria com a equipe do SAD no cuidado a pacientes que recebem assistência em casa.

Em um dia inteiro de atividades, o encontro contou com palestra sobre a importância do cuidador nesse processo de atendimento domiciliar, seguida de uma oficina terapêutica de pintura. “O objetivo desse evento, além de orientar nossos cuidadores quanto à melhor forma de lidar com o paciente, foi promover uma discussão entre cada um sobre as experiências e dificuldades vivenciadas”, comentou Jaciany Mota, psicóloga do HO.

Para a dona de casa Edjane Silva, a primeira edição da Oficina de Cuidadores foi uma experiência enriquecedora. “Esse encontro ajudou muito a elevar nossa auto-estima e, consequentemente, a cuidar melhor dos nossos pacientes em casa”, comentou.

“A possibilidade de retorno ao ambiente familiar é, comprovadamente, um dos maiores benefícios que a Atenção Domiciliar proporciona aos pacientes. Afinal, neste ambiente humanizado, marcado pela convivência com parentes e amigos, há chances de uma recuperação mais rápida, é importante destacar, entretanto, que o sucesso deste atendimento, também está diretamente relacionado à interação da família neste processo e, principalmente, à figura do cuidador responsável”, comentou Marta amorim, coordenadora do SAD.

Thianne Lira

Alô Alô Salomão