IBAMETRO LANÇA NOVO SITE COM ÊNFASE NA AGILIDADE DE SERVIÇOS E TRANSPARÊNCIA DA COMUNICAÇÃO

Image00001

Visando uma maior comodidade e praticidade para o cidadão baiano, a atual gestão do Ibametro – Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade lançou hoje (04.06) novo site, cujo ponto forte é facilitar a realização de serviços. Desta forma, o site tornou-se um canal de comunicação, de fácil navegação e com maior quantidade de serviços que podem ser agilizados com a ajuda da Internet. Com isso, a população – tanto o cidadão comum quanto empresas e prestadores de serviços que sofrem fiscalização do órgão – economizará tempo e recursos com deslocamentos até o Instituto, tendo respostas mais rápidas às suas demandas. O novo site foi totalmente produzido pelo Núcleo de Informática do órgão, sem gerar despesa aos cofres públicos.

Órgão delegado do INMETRO na Bahia e autarquia da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (SICM), o Ibametro é responsável pela fiscalização de diversos produtos e serviços – nos aspectos da Metrologia Legal e da Avaliação da Conformidade, tendo a missão de atuar como órgão promotor de equilíbrio nas relações de consumo.

Entre os serviços disponíveis estão consultas sobre os instrumentos de medição, como o radar eletrônico e o bafômetro, por meio das quais os condutores de veículos saberão se as multas recebidas são procedentes. Há ainda o agendamento de verificação de taxímetros (para taxistas que atuam no interior do estado), agendamento de verificação de cronotacógrafo, bem como acesso a listagem completa de oficinas autorizadas para manutenção de instrumentos regulamentados, entre outros. Para acessá-los, basta clicar no ícone serviços, na página principal do site. A partir daí, o sistema é auto explicativo.

No item transparência da comunicação, o site traz o ícone acesso à informação, onde estão publicados os diversos relatórios e documentos da atual gestão, bem como informações referentes as licitações realizadas e em andamento.

Vantagens – No caso dos taxistas, por exemplo, ao invés de ser convocado pelo Ibametro para comparecimento ao Instituto, em data previamente estabelecida, eles podem optar por fazer a verificação do instrumento de medição na data que melhor lhe convier, desde que dentro do prazo previsto em portaria do órgão. Em breve, o serviço estará disponível também para taxistas da capital baiana. O agendamento eletrônico é implantado de forma gradual para garantir a eficiência no atendimento. A previsão é estender a facilidade para todo o estado até o final de 2014.

Ascom – Ibametro

Alô Alô Salomão

 

BARREIRAS CARTUCHOS CERTO