IBAMETRO PARTICIPA DA BAHIA FARM SHOW 2014

BAHIA-FARN-SHOW1_opt

Após o lançamento oficial do projeto Ibametro Móvel na Estrada, no município de Barreiras, o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão delegado do INMETRO na Bahia e autarquia da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (SICM) participa de outra ação importante na região oeste do Estado. O Ibametro Móvel será uma das atrações do Bahia Farm Show 2014, evento considerado a maior vitrine do agronegócio da Bahia que acontece no município de Luís Eduardo Magalhães, de 27 a 31 deste mês.

A ação, realizada dentro do Programa Educação para o Consumo, consiste em capacitar consumidores para atuar como fiscais dos seus direitos nas relações de consumo, envolvendo compras de bens e serviços. A unidade foi especialmente montada para levar conhecimentos da área de Metrologia Legal (pesos e medidas), da Qualidade (certificação) e sobre acidentes de consumo às populações da capital e interior baiano.

A região oeste da Bahia, notadamente os municípios de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, apresentam pujante crescimento econômico principalmente em função do agronegócio. “Com esse projeto, ampliamos nossa ação de orientação ao consumidor para todo o estado, começando em 2014 pelas principais cidades. O nosso foco é especialmente o consumidor, mas também orientamos empresários e prestadores de serviços sobre a importância de exercer com justiça o seu papel numa transação comercial”, destaca o Diretor Geral, Osny Bomfim.

Desde o início do projeto, em março passado, já foram atendidos aproximadamente 2,8 mil pessoas nas ações realizadas nos seguintes municípios: Juazeiro, Vitória da Conquista, Jequié, Feira de Santana, Irecê e Itaberaba, entre outros.

Atrativos do Projeto: A atração é acessível também às crianças, pois os técnicos do órgão utilizam uma linguagem pedagógica para traduzir o matemático mundo dos pesos e medidas. Para tanto, são usados vídeos educativos, revistas em quadrinhos, cartilhas e outros materiais.

Na oportunidade, serão feitas demonstrações em que o consumidor pode ser lesado, nas relações de consumo, em compras nos supermercados, feiras, postos de combustíveis, utilizando veículos táxis, compra de brinquedos, entre outros. “No caso de brinquedo, por exemplo, os pais devem adquirir produtos com selo do Inmetro, atestando a qualidade. É alto o índice de acidentes de consumo, em todo o país, envolvendo brinquedos, em função de tintas tóxicas, pequenas peças que podem se soltar, sendo ingeridas pelas crianças, entre outros problemas”, alerta o diretor-geral do Ibametro, Osny Bomfim.

Sobre a Bahia Farm Show: Além de vitrine do agronegócio, o evento é também palco de tomada de importantes decisões para o setor, já que a feira faz parte dos compromissos dos governantes, executivos públicos, CEOs de empresas, e muitos outros. Na edição 2013, a feira registrou um volume de negócios de R$ 671 milhões e o número de visitantes foi de 63 mil pessoas.

Fonte: Ascom/Ibametro

Alô Alô Salomão

 

AUTO PEÇAS PARANÁ