LUÍS EDUARDO MAGALHÃES ADERE À CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AMARELA

Image00001

A Secretaria de Saúde de Luís Eduardo Magalhães aderiu à campanha de vacinação contra Febre Amarela do Ministério da Saúde. A vacinação teve início na segunda-feira, 25, em uma das 12 unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) do município. Pode se vacinar qualquer pessoa que ainda não tenha sido imunizada contra a doença. As pessoas que não devem se vacinar são as gestantes, crianças menores de 9 anos, pessoas alérgicas ao ovo, pessoas em tratamento com corticoides, quimioterapia ou radioterapia. Portadores do vírus HIV.

A campanha é realizada a cada dez anos – período de vida do vírus – e as pessoas podem tomar a vacina até dia 30 de setembro, sendo importante a apresentação da carteira de vacinação, para controle que acontece a cada 10 anos após a primeira aplicação. A febre amarela é uma doença infecciosa aguda, de curta duração com gravidade variável.

A doença é transmitida pela picada dos mosquitos transmissores infectados. A fêmea do mosquito pica a pessoa infectada, mantém o vírus na saliva e o retransmite. A transmissão de pessoa para pessoa não existe. Não há transmissão pelo contato de um doente ou suas secreções com uma pessoa sadia, nem fontes de água ou alimento.

Segundo o Ministério da Saúde, desde 1942, não é registrado nenhum caso de febre amarela urbana. Nos últimos tempos, entretanto, houve registro da contaminação de algumas pessoas pela febre amarela silvestre. São pessoas, não vacinadas, que estiveram em áreas de floresta ou de mata de regiões consideradas de risco.

A equipe de imunização também estará nos seguintes dias e locais realizando a vacina contra a Febre amarela: dia 30 de agosto, sábado, na Escola Marlei Terezinha Preto no bairro Jardim das Oliveiras das 13h as 17h; no dia 1º de setembro, no Centro Administrativo das 14h as 17h30 e no próximo dia 20 de setembro no Loteamento Conquista também das 13h as 17h.

Foto – Ascom Lem
Assessoria de Comunicação do Governo de Luís Eduardo Magalhães – ASCOM

Alô Alô Salomão

 

ESCOLA SJOSÉ