MENSAGEM AO JORNALISTA PELO SEU DIA

Image00001

Nesta data convido-o a refletir sobre a sua nobre tarefa de promover a informação, o que lhe confere a obrigação de faze-lo com isenção, buscando o máximo de neutralidade entre os acontecimentos e a massa ávida por novidades.

Você, que exerce na grande tribo o cargo de comunicador social, portanto, tem um papel importante na promoção de oportunidades mais iguais entre os Humanos e a obrigação de faze-lo com carinho e amor à causa.

Assim, se você exerce o quarto poder, que o faça com caráter, elegância, retidão e humildade. E talvez, se puder escolher entre o que será divulgado ou não, que dê preferência aos grandes feitos. Aos bons exemplos.
Se tiver que noticiar o triste, que seja com cuidado, com decência, com educação e respeito à dor alheia. Que você seja rígido na apuração dos fatos e saiba pedir desculpas se, por um lapso, publicar um erro.

Aliás, nesta profissão se deve perseguir a verdade com rigor, dar voz às partes, e cuidar muito ao informar algo que pode destruir vidas. Julgar nunca, pois, essa é atribuição de um juiz ou um jurado.

Com a vocação de espalhar novidades, você jornalista acompanha como autor e como testemunha as transformações das sociedades.

E, se no imaginário da antiga Grécia, você mensageiro tinha asas nos pés para correr e levar as notícias entre urbes, hoje manuseia equipamentos cada vez menores e sofisticados.

Tudo é cada vez mais instantâneo, mas nem por isso você deve deixar de aprofundar as pesquisas e informar apenas o supérfluo.
Você, que é responsável por contar as histórias, por deixá-las registradas também para outras gerações, deve ser preparado com base na ética para exercer o trabalho com dignidade e profissionalismo.

Enfim, que você defenda e lute por um jornalismo livre e consciente!!
Parabéns nesta data especial.

Miriam Hermes
Barreiras, 07 de abril de 2014

Alô Alô Salomão

 

Image00002