MUNICÍPIO RELAXA NO TRABALHO DE CONTENÇÃO À PANDEMIA E NÚMERO DE CASOS DE CORONAVÍRUS CRESCE EM RITMO ACELERADO EM BARREIRAS

O isolamento social recomendado pelas autoridades de saúde para combater o Coronavírus no município de Barreiras se tornou flexível com a constatação de redução de casos positivos da doença, a partir do mês de abril. O município tornou menos rígidas as normas do decreto municipal, uma vez que estavam gerando forte retração na economia local, e a partir daí, reforçou as campanhas de conscientização sobre a obrigatoriedade do uso correto das máscaras, a importância do distanciamento, o isolamento social e rotineira higienização em casa, além do comércio para reduzir os riscos de contágio, mas nem tudo vem sendo respeitado pela população.

O mês de junho foi o mais negligenciado. Ficou visível a forte tendência de aumento de contaminação, com o crescente movimento no comércio, até mesmo no período noturno, quando muitos donos de bares descumpriram as normas de prevenção e não foram combatidos. Foi inevitável combater as aglomerações em vários pontos da cidade no dia 24 de junho, data de comemoração do padroeiro da cidade (São João).  A área reservada para venda de fogos de artifício ficou lotada. Ao final do mês, a Secretaria de Saúde também achou desnecessário o monitoramento de ocupantes de veículos que chegavam na cidade e acabou com as barreiras sanitárias nas rodovias.

De lá para cá, os números de casos notificados e confirmados de coronavírus no município estão crescendo em ritmo acelerado e preocupam a população, porque são poucos os leitos no Pronto Atendimento Coronavírus, que durante a semana apresentava-se com 80 por cento de sua capacidade esgotada. Neste sábado, mais 42 exames laboratoriais testaram positivo para coronavírus no município.

 

Confiram o boletim atualizado neste sábado (11/07/2020)

 

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Hoje foram identificados 88 (oitenta e oito) novos casos com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID-19), preenchendo os critérios indicativos para coleta. Trata-se de 45 (quarenta e cinco) pessoas do sexo feminino, com idades entre 04 e 66 anos e 43 (quarenta e três) pessoas do sexo masculino, com idades entre 02 e 65 anos.

 

Informa ainda que no dia de hoje foram concluídos 94 (noventa e quatro) resultados, sendo que 52 (cinquenta e dois) testaram negativo e 42 (quarenta e dois) testaram positivo. Os 52 (cinquenta e dois) casos que testaram negativo trata-se 21 (vinte e uma) pessoas do sexo feminino, com idades entre 14 e 61 anos e 31 (trinta e uma) pessoas do sexo masculino, com idades entre 04 e 78 anos.

 

Já os 42 (quarenta e dois) casos que testaram positivo, trata-se de 24 (vinte e quatro) pessoas do sexo feminino, com idades entre 16 e 64 anos. Destas, 20 (vinte) são sintomáticas, sendo dez profissionais de saúde e 04 (quatro) tiveram contato com casos confirmados. E 18 (dezoito) pessoas do sexo masculino, com idades entre 25 e 66 anos. Destes, 14 (quatorze) são sintomáticos, 04 (quatro) profissionais de saúde e 04 (quatro) preencheram os requisitos para coleta. Dos 42 (quarenta e dois) casos positivos, 01 (um) foi confirmado mediante Teste Rápido, não sendo diminuídos dos 96 (noventa e seis) que aguardavam resultado.

 

A Secretaria de Saúde registra atualmente 588 (quinhentos e oitenta e oito) casos confirmados por Teste Rápido e RT-PCR. Destes, 363 (trezentos e sessenta e três) estão recuperados, 211 (duzentos e onze) estão em isolamento domiciliar, 09 (nove) pessoas estão internadas e o município registra 06 (seis) óbitos. Já os casos que aguardam resultado somam 90 (noventa).

 

Barreiras contabiliza hoje 5.258 (cinco mil duzentos e cinquenta e oito) casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 1.221 (mil duzentos e vinte um) casos descartados, cujos resultados foram negativos. De acordo com orientações recentes do Sistema e-SUS VE, o número total de notificados poderá sofrer variações em função de descartes de casos com sintomas gripais.

 

Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos, serão divulgados. A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.

 

 

Barreiras – BA, 11 de julho de 2020.

 

Anderson Luiz Vian de Abreu

Secretário Municipal de Saúde

 

Alô Alô Salomão