PARADA GERAL EM COMEMORAÇÃO AOS 189 ANOS DA POLÍCIA MILITAR DA BAHIA

Image00006

Foi realizada na manhã de hoje 17/02 uma parada geral, com todos os Policiais de Folga e Administrativo do 10º BPM, com o intuito de comemorar os 189 anos da Polícia Militar da Bahia. Na oportunidade, também foi entregue o título de Policial Padrão do mês de Janeiro de 2014 ao Oficial Ten PM Coutinho e ao Praça Sd PM Ribeiro do CETO.

Image00004

A Polícia Militar da Bahia (PMBA) tem por função primordial o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública do estado da Bahia. Trata-se de uma força auxiliar e reserva do Exército Brasileiro e integra o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social da Bahia.

Image00005

A Polícia Militar da Bahia é um órgão da Administração Direta do Estado, cuja destinação se encontra definida pela Constituição Federal, Art 144, § 5º, reforçada pela Constituição Estadual, Art 148, incisos de I a V.

Image00002 Image00001

A ela compete à execução, com exclusividade, do policiamento ostensivo fardado com vistas à preservação da Ordem Pública. Sua ação é tipicamente preventiva, ou seja, atua no sentido de evitar que ocorra o delito. Para tanto, sua ostensividade caracteriza-se por ações de fiscalização de polícia sobre matéria de ordem pública, onde o policial é de imediato identificado, quer pela farda, armamento, equipamento ou viatura.

Breve histórico

Image00003

A Polícia Militar da Bahia foi criada oficialmente por Decreto do Imperador D. Pedro I, datado de 17 de fevereiro de 1825, “que manda organizar na Cidade da Bahia um Corpo de Polícia” nos termos seguintes: Sendo muito necessário para a tranqüilidade e segurança pública na Cidade da Bahia, a organização de um Corpo, que sendo-lhe incumbido àqueles deveres de responder imediatamente pela sua conservação e estabilidade: Hei por bem: mandar organizar na Cidade da Bahia um Corpo de Polícia, pelo plano que com este baixa, assinado por João Vieira de Carvalho, do meu Conselho de Ministros e Secretários d´Estado dos Negócios da Guerra.

ASCOM/10º BPM
Alô Alô Salomão

 

JAVAN MODAS