POLÍCIA MILITAR LANÇA A OPERAÇÃO SAFRA 2015-16

_MG_2218_opt

A Polícia Militar da Bahia lançou na data de ontem 13/10 (terça-feira), a Operação Safra 2015-2016, que é de suma importância para a sociedade e principalmente para os produtores da região Oeste, pela sua duração e abrangência territorial, tendo como objetivo maior, propiciar a tranqüilidade pública nas áreas produtivas em apoio às ações da ADAB no controle fitossanitário de produtos defensivos agrícolas.

_MG_2232_opt

A região Oeste do Estado da Bahia tem suas fronteiras delimitadas com os Estados de Minas Gerais, Goiás, Tocantins e Piauí e se tornou uma grande potência dentro do atual cenário político e econômico do país, principalmente em virtude do desenvolvimento do agronegócio. A diversificação da produção é muito grande, onde predominam 04 (quatro) grandes culturas básicas: soja, milho, algodão e café irrigado, perfazendo um valor bruto de produção superior a 2 bilhões de reais por ano.

A Operação começa a partir de 15 de outubro de 2015 e se estenderá até 30 de abril de 2016, cobrindo os municípios de Barreiras, Angical, Baianópolis, Correntina, Côcos, Formosa do Rio Preto, Jaborandí, Luis Eduardo Magalhães, Riachão das Neves, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia e São Desidério, compreendendo uma área 91.601,45 km2 beneficiando em torno de 451 mil pessoas.

O serviço será realizado em regime extraordinário, não prejudicando as atividades do dia a dia já desenvolvidas em prol da Comunidade, através de equipes da CIPE-CERRADO, da CIPRv e da CIPT-OESTE, sob coordenação do Comando de Policiamento Regional Oeste e pelo Comando de Policiamento Especializado.

Com o progresso da região Oeste da Bahia, surgiu uma nova forma de criminalidade voltada para furtos e roubos de defensivos agrícola entre outros delitos que atrapalham o desenvolvimento agrícola.

O Comandante do CPRO Cel PM Paulo Salomão afirmou que “a Operação Safra é uma ação-resposta rápida onde coíbe o crime, retira de circulação os autores, e proporciona a sensação de segurança das comunidades afetadas”.

Em seu pronunciamento o Diretor Geral da ADAB Sr. Oziel Oliveira informou que “à comunidade do Oeste, através das atividades desenvolvidas pelos profissionais Policiais Militares traz o momento de tranqüilidade na hora que  estão fazendo as suas operações, e muito mais do que fazer a produção é fazer a defesa, e nós estamos, neste momento dirigindo uma autarquia  de tal importância para o Estado da Bahia e para o País. A ADAB faz cumprir juntamente com a PMBA, que o homem do campo possa ter maior tranqüilidade, não somente na proteção dos seus produtos, como também a segurança do trabalhador e do meio ambiente, pois se um produto desses cair em mãos erradas trará um prejuízo imenso para todos”.

O Comandante do CPE Cel. PM Lázaro Raimundo Oliveira Monteiro, representando o Comandante Geral da PMBA, em seu pronunciamento afirmou “trago a vocês essa mensagem positiva, de que a PMBA está com as ferramentas necessárias e com o efetivo diuturnamente otimizado, com o foco de fazer a repressão desses crimes, e que o lançamento dessa Operação, mostra bem o calibre da importância que o Governo do Estado tem buscado apoiar esse grande celeiro agrícola nacional, estaremos com força total para desempenhar a nossa missão”.

_MG_2242-_opt

 

“PMBA e a Comunidade Juntos na Corrente do Bem”.

Por: Ascom/Aiba

Postagem: Joselia Brito

Alô Alô Salomão

encarte casas_opt