População de Cariparé faz festa e emociona-se com instalação de sistema de água tratada

O prefeito de Riachão das Neves, Miguel Crisóstomo promoveu solenidade de reinauguração de importante obra no Distrito de Cariparé na noite de sexta-feira (10), juntamente com o vice-Belém, secretários municipais e vereadores. O Sistema de Abastecimento de Água, trás muita alegria e foi recebido com festa pelos moradores, que sofreram durante décadas com a escassez de água.

De acordo com Miguel está realizando um dos grandes sonhos da comunidade, que durante sua campanha cobrou intensamente a realização da obra. O gestor ainda destaca que esse benefício (água) vai melhorar a qualidade de vida da população. “Primeiramente eu quero agradecer a Deus, segundo o prefeito, porque no ano passado eu gastei muito dinheiro comprando água. O que tinha para gastar com carne, eu gastava comprando água. Nós só temos a agradecer Deus e ao prefeito’’, disse Maria Arcanja.

Moradora há décadas na localidade, a dona de casa Elizabete Serpa relata que a gestão de Miguel está trazendo um grande avanço ao Distrito de Cariparé com a reinauguração do sistema de saneamento de água. ‘… Dou graças a Deus por esses homens que gostam de trabalhar para o nosso bem, porque água é vida. Ver essa água aqui derramando e esta animação desse povo todo, só tenho é que dar ‘viva ao prefeito Miguel’!  Relatou emocionada.  Segundo o Secretário de Administração e Finanças Érico Crisóstomo, os dois poços e o riacho vão ofertar água de qualidade aos moradores de Cariparé e as instalações foram ampliadas com alta vazão para sanar o problema que castigava a comunidade. ‘’ Em nome de Jesus, que essa água venha continuar jorrando, porque o pessoal aqui é muito sofrido. São pessoas boas, de coração bom, mas nordestinos sofridos por falta de água’’, disse Laurenice da Silva.

Durante seu discurso o chefe do executivo falou que a população de Cariparé é merecedora desse e de outros investimentos que serão entregues até a conclusão do seu mandato. ‘’Nossa gestão tem procurado atender toda a população de Riachão das Neves, sem discriminação. Essa obra aqui é para calar a boca daqueles que tanto prometeram e não cumpriram. Nós começamos agora e eles ficaram décadas no poder. Fomos eleitos para servir ao município”, disse Miguel.

Ainda declarou o Secretário de Administração e Finanças, que a vazão será de 10 mil litros por hora, pois são dois poços artesianos com vazão de mais de 20 mil metros cúbicos de água por hora, com reforço do riacho, que possui água de excelente qualidade. Observa que o processo de purificação é realizado na estação de tratamento local.  “Chegava neste período do ano a nascente diminuía a vazão, e o déficit hídrico gerava sofrimento à população. Diante dessa situação, nós recorremos à Câmara de vereadores, onde Dr. Daniel como líder da Câmara, nos ajudou muito, dialogando com os outros vereadores, para que assinassem o Projeto de Lei permitindo Miguel firmar o convênio com o estado objetivando trazer esse tão sonhado benefício ao povo do Cariparé. “Graças a Deus, agradeço ao Miguel pelo empenho, aos vereadores e ao Governo do estado como parceiro. Quem ganha com isso é a população que hoje está sendo beneficiada com um bem tão importante, que é a qualidade de água e uma água potável de excelente qualidade”, comentou Érico.

O Vereador Jânio Serpa diz que ficou contente com o resultado dos esforços do prefeito e da Câmara Municipal. Ele tinha a água de sua comunidade como uma das prioridades em seu mandato.  “Agradeço primeiro a Deus pela coragem que a gente teve de mostrar para o povo que viemos para fazer essa diferença. Pagamos com trabalho, porque o povo acreditou”, concluiu sorridente. “É grande a emoção, pois já vem vindo há muitos anos o pessoal nessa espera, de todo ano a calamidade de água e através desse governo agora, de compromisso e responsabilidade, nós conseguimos. Nem só o prefeito, mas também o legislativo. Todos juntos lutamos e conseguimos”, disse a vereadora Sirla da Saúde.

O líder do prefeito na Câmara, Dr. Daniel Correia falou sobre as dificuldades enfrentadas para aprovar o Projeto de Lei do executivo, solicitando, no início do ano, o direito de fazer convênio com o governo estadual, federal, outros municípios e com bancos. Relembra que a oposição não queria dar esse ‘voto de confiança’ ao prefeito de forma tão ampla. “Numa luta minha e de outros companheiros e através dessa Lei, a gente ver a reinauguração da água de Cariparé. Com Miguel, estamos resgatando esse direito tão básico da população de ter água em suas torneiras”.

Casas populares

Durante reinauguração da rede de água, Miguel também entregou nove casas populares e prometeu iniciar a construção de mais 45 para solucionar o déficit habitacional no distrito de Cariparé.

Festa de São Lourenço

Depois o prefeito participou das comemorações referentes ao encerramento da festa de São Lourenço – acompanhado do deputado estadual Pablo Barrozo, de Secretários, Assessores e Vereadores.

  Pronunciamento do líder comunitário e ex-vereador Valderi Bonfim

 

ASCOM: Prefeitura de Riachão das Neves

Alô Alô Salomão