Prefeitura de Barreiras promove capacitação para vigilantes da Rede Municipal de Ensino

Com o objetivo de promover o fortalecimento das habilidades e competências inerentes ao papel do vigilante escolar, a Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer promoveu no último sábado (23) a capacitação para os vigilantes da Rede Municipal de Ensino. O encontro que contou com a parceria do Sindicato dos Servidores Municipais de Barreiras (SINDSEMB) e da Guarda Civil Municipal aconteceu no auditório da Secretaria de Educação e teve a participação dos 89 vigilantes que atuam nas escolas municipais.

 

Durante o dia dedicado à formação, os vigilantes tiveram a oportunidade de aprender como agir em momentos de conflitos, quais as medidas que podem ser tomadas, como enfrentar casos de descriminação, qual o papel de cada um dentro da unidade escolar e principalmente como receber os estudantes e os pais.

 

A presidente do SINDSEMB, Carmélia da Mata, destacou em sua apresentação quais são as contribuições legais essenciais ao servidor público. Já o subinspetor, Mauricy dos Santos, representando o comandante da Guarda, Gilmar Oliveira, explanou a postura dos vigilantes nos espaços escolares e aspectos como: cordialidade, parcialidade, coragem, disciplina e tratamento pessoal.

 

James Carlos do Nascimento trabalha há mais de 20 anos como vigilante, para ele a capacitação é também um momento de compartilhar histórias vivenciadas nos espaços escolares. “Esse é um grande momento, além de importante, também nos conecta com a realidade que vivemos no dia a dia escolar com as propostas da Secretaria Municipal de Educação. Depois do acontecido em Suzano, São Paulo, ficamos meio perdidos sobre como nos comportar em determinadas situações, e essas explicações compartilhadas hoje foram muito úteis”, destacou.

 

Além das atribuições do servidor e a importância do seu trabalho na Rede Municipal, os vigilantes também tiveram instruções de como deve ser a preservação patrimonial e participaram ainda da palestra ministrada pela coach e especialista em educação da rede municipal, Márcia Rasia, que desenvolveu ao final da capacitação a oficina: Desenvolvimento pessoal e profissional – a base para o sucesso.

 

De acordo com a secretária de educação, cultural, esporte e lazer todas as unidades escolares contam com vigilantes e cada escola têm um Regimento Interno. Os objetivos traçados em cada perfil escolar devem ser seguidos com a proposta de orientar os vigilantes quanto aos seus deveres, atos e a necessidade de tratar o próximo com educação.

 

“Esse é o primeiro encontro formativo, orientador de condutas dos vigilantes dentro das unidades escolares. Temos as parcerias importantes da Guarda Civil Municipal e também da Polícia Militar através da “Ronda Escolar”, e de programas de combate a uso de drogas, como o Proerd e Projetos Pedagógicos. Queremos despertar também o educador que existe em cada um deles, com certeza todos têm algo a mais a oferecer. A escola se faz com união, aprendizado, amor e também muito respeito, e é através desses princípios básicos que valorizamos essa categoria, que é de suma importância para a segurança nas escolas”, destacou Cátia Alencar.

Dircom 

Alô Alô Salomão