PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE BARREIRAS VEREADOR CARLOS TITO (PDT), PARTICIPOU DE APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

222222222222222

Na noite da última quinta-feira 11/06, o Vereador e Presidente do Poder Legislativo Municipal de Barreiras Carlos Tito (PDT), participou da apresentação da Proposta do Plano Municipal de Educação que aconteceu no Colégio Sagrado Coração de Jesus. Na oportunidade, o parlamentar se pronunciou destacando que a proposta apresentada não deve servir apenas como uma carta de intenções, assim como vêm acontecendo com a maioria dos planos municipais. Mas espera que os gestores efetivem com eficiência o quanto estabelecido em lei para que haja o alcance de metas e diretrizes, buscando aumentar a oferta de uma educação plena, com qualidade e eficiência.

No papel de representante da Câmara Municipal de Barreiras, o Vereador agradeceu a oportunidade de participar juntamente com os demais colegas vereadores e vereadoras deste momento que segundo ele, é de reflexão e planejamento da educação no município. “Acredito que a qualidade da educação pública ofertada às nossas crianças e adolescentes, precisa ser a nossa principal preocupação.” Afirmou Tito.

O edil, aproveitou para congratulasse com todos os professores, coordenadores, especialistas, diretores e demais trabalhadores da educação, afirmando, serem estes profissionais os responsáveis por materializar no dia a dia a educação possível e essa desejada de qualidade, e garantiu ainda, que a palavra é “Planejamento”, e que é preciso adequar as receitas às demandas sempre crescentes de infraestrutura, salários e espaços minimamente confortáveis para que as crianças aprendam. Segundo ele, para que sejam evitadas situações como as constatadas historicamente em nosso município, que envolve a maioria das escolas da rede municipal, é preciso priorizar o investimento em educação e que esse investimento seja realizado no tempo apropriado, garantindo a eficiência destas aplicações.

“Um olhar de atenção sobre esse prisma se faz necessário, somos conhecedores dos desafios e de como a oferta de educação de qualidade mudará nosso município e o Brasil, mas se não priorizarmos os investimentos devidos, o tamanho do problema não diminuirá, pelo contrário aumentará a cada dia.” Disse Tito em seu pronunciamento e deu como exemplo a situação da Escola Municipal Alberto Amorim no Bairro Vila Amorim. Tito afirmou, que em casos como este, a situação pode ser resolvida com articulação política, diálogo e parceria. A escola Alberto Amorim já não suporta a alta demanda de matriculas e o bairro já não possui espaço físico para a edificação de uma nova escola. Como solução deste problema, o vereador sugeriu que fosse municipalizada e ampliada a Escola Estadual Dr. Orlando de Carvalho, aumentando a oferta de vagas e proporcionando conforto e segurança para alunos e professores residentes no bairros circunvizinhos.

Durante sua fala, Tito também apresentou dados levantados pela UFOB e que foram apresentados pela Dra. Anatália na Tribuna Popular da Câmara de Vereadores, mostrando um pouco da assustadora realidade da educação barreirense. Segundo ele, de acordo com os dados levantados, das 9.264 crianças de 0 a 3 anos, apenas 386 são nas creches municipais. Das 7.303 crianças com idade entre 4 a 6 anos somente 2.387 estão sendo atendidas na pré-escola.

“Neste cenário de desafio, desejo que o Grupo Colaborativo do Plano Municipal de Educação da Secretaria Municipal de Educação do nosso Município, seja fecundo nas três condições eleitas para propor a transformação social dos munícipes pela educação, quais sejam: Comunhão, amor e esperança; Consciência de si, do outro e do mundo; e compromisso com a história e sua transformação.

Certamente o Poder Legislativo acompanhará a construção desse plano em suas diversas etapas, para que possamos recepcionar seu conteúdo na 10ª e última etapa, maduros e conscientes do que iremos aprovar.” Afirmou Carlos Tito que finalizou o seu pronunciamento enaltecendo que organizadas e executadas de forma eclética e democrática e com ampla divulgação para a população, as Consultas e Audiências Públicas previstas para a 9ª Etapa de construção do PME, será um espaço privilégiado de manifestações da sociedade, que contribuirá significativamente para que o resultado do plano reflita o desejo e a necessidade do povo de Barreiras para a educação de suas crianças e jovens.

Por Tv Web

Alô Alô Salomão

xeque-mat-659x266