Pressão Arterial e Diabetes são foco de atendimento de acadêmicos da FASB

Image00001

Cerca de 50 moradores do Assentamento da Ilha Liberdade, localizado há 22 quilômetros do centro de Barreiras, dedicaram parte do último sábado (28) a cuidarem da saúde. Acadêmicos do 9° ano de Enfermagem da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) promoveram orientações individualizadas depois de aferidas a pressão arterial e a glicemia. Os acadêmicos também ministraram uma palestra que mostrou a importância da prevenção das doenças para melhorar a qualidade de vida da população.

Image00002

Há 12 anos na Ilha da Liberdade, a moradora Alzira Marques dos Santos conseguiu identificar durante a atividade que a pressão estava um pouco alta. “Eu já sabia, mas a receita do remédio acabou e não fui atrás”, reclama. Há dez anos no povoado, Maria da Silva, aprovou a ação e aproveitou para reclamar da carência de ações de saúde pública na localidade. “Precisamos de mais apoio. O posto de saúde mais próximo fica em Barreirinhas, dificultando a identificação de doenças e tratamento”, diz.

Image00004

O foco na hipertensão e diabetes partiu de um diagnóstico produzido na visita às 73 famílias do povoado, que demonstrou a alta incidência destas doenças entre os moradores bem como a falta de tratamento. A precariedade da atenção básica à saúde da localidade mostra a importância do trabalho desenvolvido pelos estagiários da FASB na Ilha da Liberdade, aponta a acadêmica Deusitânia Fonseca. “Foi muito enriquecedor conhecer as demandas e as deficiências da saúde pública no local e buscar intervir para alertar estas pessoas sobre a importância da prevenção”, diz.

Image00005

Na oportunidade, foi realizada uma doação de aparelhos de medição de pressão arterial e glicemia para o monitoramento contínuo pelos próprios moradores da Ilha da Liberdade. A atividade, realizada também pelos acadêmicos Cleidimar Chagas e Maria José Rodrigues, integra a disciplina de saúde pública do curso de Enfermagem da FASB, ministrada pela docente Cleide Maria Fernandes. “A palestra de orientação e a aferição da pressão arterial e da glicemia é uma forma dos acadêmicos vivenciarem e aplicarem a prática cotidiana da função”, ressalta.

Image00003

Informações para a Imprensa:

Hebert Regis – (77) 9978 0913 ou hebert@araticum.jor.br

Nádia Borges – (77) 9115 8050 ou nadia@araticum.jor.br

Por:Araticum

Alô Alô Salomão

CACHORRO QUENTE DO MENININHO