PROGRAMA MAIS ÁRVORES BAHIA LANÇA ‘DIA DE CAMPO’ EM QUATRO REGIÕES DA BAHIA

capa(1)_opt (2)

De 08 a 17 de julho, o Time Agro Brasil da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) irá realizar dias de campo em quatro regiões da Bahia focando em dois temas principais do Programa Mais Árvores: Manejo Florestal para Usos múltiplos da Madeira e Gestão da Propriedade Rural (conforme programação abaixo). Os demais módulos do programa e a instalação da unidade produtiva em cada região estão programados para 2016.

Neste primeiro momento, que será realizado de 08 a 17 de julho, cerca de 800 produtores de madeira de quatro regiões da Bahia estarão participando do eventos que se dividem em palestra (manhã) e visita técnica (tarde). O primeiro Dia de Campo acontece em 08/07 (quarta) na Fazenda Salgado – Centro de Tecnologia Florestal/Copener, em Inhambupe (46 km de Alagoinhas, Litoral Norte). O segundo será em 10/07 (sexta), com palestra pela manhã na ExpoBarreiras e visita técnica (tarde) na Fazenda das Águas (BR-020, km 44), em Barreiras (Oeste). Dia 14/07 (terça) é a vez do Dia de Campo na Fazenda Gameleira (BR-101, km 694), em Eunápolis (Sul). O último Dia de Campo do período acontece em 17/07 (sexta), na Fazenda Santana (BR-116, km 791), em Vitória da Conquista (Sudoeste).

Esta ação faz parte do Programa Mais Árvores da CNA que tem por objetivo incentivar o produtor rural a investir no plantio e manejo de florestas comerciais para usos múltiplos (produtos madeireiros e não madeireiros), com tecnologia aplicada, nas principais regiões com aptidão florestal do país. Para a sua realização, a CNA conta com o apoio das Federações de Agricultura, SENAR regionais, Sindicatos Rurais e instituições parceiras, a exemplo da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF).

A metodologia consiste na implantação de uma unidade produtiva florestal, em cada região abrangida, em propriedade de produtor parceiro, que será a vitrine florestal e local de realização de cinco módulos do programa: 1. Sistemas agroflorestais e solos florestais; 2. Manejo florestal para usos múltiplos; 3. Legislação florestal, CAR e oportunidades de renda nas áreas de reserva legal; 4. Linhas de crédito e certificação florestal; 5. Gestão da propriedade rural. Os módulos serão realizados mensalmente e terão a carga horária de 8 horas cada.

O evento é uma realização Time Agro Brasil e tem como parceiros: CNA, SEBRAE, FAEB/SENAR, ABAF, SINEFLOR (Norte), AIBA e Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras (Oeste), ASSOSSIL (Sudoeste) e ASPEX (Sul).

Programa Mais Árvores Bahia

Na Bahia, esta ação conta com a participação da ABAF, com o Programa Mais Árvores Bahia. “Estamos em uma nova fase do Programa Mais Árvores Bahia que está avançando muito bem em seus dois segmentos de trabalho. O Projeto Indústria, que tem como objetivo a implantação de polos madeireiros, começou em Teixeira de Freitas (Extremo Sul da Bahia), onde já existe um projeto piloto de polo madeireiro. Na região foi definido um projeto para 2015 e outro com ações complementares para ser executado entre 2016 e 2019. O Projeto Produção, outro segmento de trabalho, tem início em julho de 2015 com a realização do programa Mais Árvores da CNA que inclui cinco módulos sequenciais na modalidade Dia de Campo”, explica o diretor executivo da ABAF, Wilson Andrade.

 

“Vale destacar a abrangência do Programa Mais Árvores Bahia que trabalha ao mesmo tempo com os três vértices do triângulo compreendido por: produtores de madeira; compradores e processadores de madeira; e consumidores finais no estado, através das revendas de madeira, indústrias de móveis e construção civil”, completa Wilson Andrade.

 

O Programa do Mais Árvores Bahia conta com a coordenação local das entidades regionais que agregam os produtores de eucalipto: Aspex (Associação dos Produtores de Eucalipto do Extremo Sul Bahia), Assosil (Associação dos Silvicultores do Sudoeste da Bahia), Sineflor (Sindicato das Empresas Florestais da Bahia que atua no Litoral Norte), e Aiba (Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia, no Oeste).

 

Programação:

8h – 8h30: Credenciamento e entrega dos kits.

8h30- 9h: Café da manhã de boas-vindas.

9h às 12h20Workshop

Programa Mais Árvores Bahia. Por Wilson Andrade/ABAF

Time Agro Brasil. Responsável: Emanuela Da Rin Paranhos

Programa Mais Árvores. Responsável: Camila Braga/CNA

Silvicultura como Oportunidade de Negócios; Manejo para usos múltiplos e SAF/ILPF; Solos e variedades florestais. Responsável: Pedro Francio Filho/Unisafe Consultoria

Gestão da propriedade rural; Rentabilidade de madeira para usos múltiplos; Linhas de crédito. Responsável: Diego Oliveira/Centro de Inteligência em Mercados (UFLA).

12h20 – 13h30: Almoço e network

14h – 17h30 – Visita técnica.

 

Por: Araticum

Postagem: Joselia Brito

Alô Alô Salomão

 

BOUTICÃO - Cópia