PROGRAMA SOJA PLUS INICIA ASSISTÊNCIA TÉCNICA NO OESTE DA BAHIA

unnamed (1)_opt (2)

O Programa Soja Plus Bahia, realizado pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), começou no dia 07, terça-feira, sua segunda fase, agora prática, com o trabalho de visitas técnicas para orientação dos produtores rurais quanto ao atendimento da legislação socioambiental brasileira. Durante todo o mês de julho, três equipes formadas por técnicos da Aiba e da Universidade Federal de Viçosa – parceira do programa – irão percorrer as regiões de Cascudeiro, Barreiras, Coaceral, Garganta, Rosário, Roda Velha, Bela Vista e Luís Eduardo Magalhães.

unnamed (2)_opt (3)

Em cada fazenda visitada, é realizada uma análise técnica gratuita, através de um questionário com mais de 176 indicadores que avaliam questões trabalhistas, sociais e ambientais da propriedade. Além da aplicação do questionário, é distribuído um kit, sem custo, para as fazendas visitadas. Cada kit possui cerca de 10 itens, entre eles, 50 placas de sinalização, manual de construções rurais, vídeos técnicos, fichário de controle de documentos e caixas de primeiros socorros. O técnico da Aiba para o Soja Plus, Samuel Leite Lopes, explicou que “com as visitas nas fazendas, os produtores recebem orientações personalizadas e tiram dúvidas na hora com a equipe”.

unnamed_opt (2)

O produtor Franco Bosa, da região de Luís Eduardo Magalhães, recebeu na tarde da terça-feira (07) em sua propriedade, a primeira visita da equipe técnica do Soja Plus. “Para nós, que já estávamos realizando algumas adequações na nossa propriedade, essa visita veio enriquecer ainda mais o trabalho desenvolvido, principalmente tirando dúvidas”, disse o produtor.

Segundo o coordenador técnico do Soja Plus na Bahia, Luiz Stahlke, estão sendo visitadas, primeiramente, as fazendas que participaram dos cursos de capacitação da primeira fase do programa, realizada no ano passado. “A meta são 50 propriedades durante o mês de julho, começando pelas regiões do Cascudeiro e Bela Vista”, disse Stahlke. Até dezembro de 2016, a meta é atender 100 produtores, com revisitas para acompanhar as adequações propostas e capacitações complementares.

Para participar do programa Soja Plus, basta ser produtor de soja e associado da Aiba. A inscrição deve ser feita na Aiba pelo telefone77 3613 8000 ou pelo e-mail aiba@aiba.org.br. Tanto a inscrição quanto os cursos do programa são gratuitos.

 

Por: Ascom Aiba

Postagem: Joselia Brito

Alô Alô Salomão

unnamed (2)_opt (1)