PROJETO COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA É DESTAQUE NO 4º ENCONTRO DE PREFEITOS DA UPB

A secretária de Meio Ambiente Fernanda Aguiar e o catador Gilvan Santos no 4º Encontro de Prefeitos da UPB_opt

A secretária de Meio Ambiente e Economia Solidária, Fernanda de Cássia Aguiar, acompanhada do catador e presidente da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Luís Eduardo Magalhães, Gilvan Alves dos Santos, representou o prefeito Humberto Santa Cruz, no último sábado, 19, no 4º Encontro de Prefeitos, promovido pela União dos Municípios da Bahia (UPB) na cidade de Guarajuba/BA.

O objetivo do encontro foi debater os “6Rs” ecológicos: racionalizar, reduzir, reaproveitar, recriar, reinventar e reciclar para o desenvolvimento sustentável das cidades e sua população. Na oportunidade, a secretária de Meio Ambiente de Luís Eduardo Magalhães juntamente com o catador Gilvan apresentou o projeto Coleta Seletiva Solidária, realizada com muito sucesso no município e um vídeo, onde o prefeito Humberto Santa Cruz fala sobre a importância da retirada doscatadores do lixão para a inserção desses trabalhadores no projeto.

Aguiar apresentou toda a trajetória da valorização do catador,assinatura de termo de compromisso, doação de cestas básicas mensais para garantia da subsistência dos catadores, construção do galpão até a criação da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis. O grande desafio é diminuir a quantidade de material que vai para o aterro controlado e aumentar a renda dos catadores.

O catador e presidente da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de LEM contou sua trajetória e experiência de vida e fez um pedido aos prefeitos presentes no encontro: “Quero pedir que os prefeitos façam uma visita aos lixões de suas cidades e levem uma palavra de amor aos catadores e  também uma oportunidade para essas pessoas saírem do lixão e ingressarem num projeto como o de LuísEduardo Magalhães”.

O 4º Encontro de Prefeitos realizado pela União dos Municípios da Bahia (UPB) com corealização da Associação Brasileira de Municípios (ABM) conta com o apoio do Governo Federal, Governo do Estado da Bahia, Sebrae, Caixa, BNDES, Correios, Banco do Brasil, Funasa, Coelba, Bradesco, EGBA, Braskem, Conishi e Grupo A Tarde.

Por: Ascom/LEM

Postagem: Joselia Brito

Alô Alô Salomão

CHURRASCARIA BOI BONITO