PROVAS DO CONCURSO PM/BA SERÃO NESTE DOMINGO (06)

Acontece neste domingo (6) e vai selecionar dois mil candidatos para o cargo de policial, e 750 para o cargo de bombeiro, entre os 141.878 inscritos para o concurso da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros militares da Bahia.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) 123.812 pessoas se inscreveram para as vagas de PM, resultando assim em uma proporção de 61 candidatos por vaga. Já a função de bombeiro recebeu 18.066 inscritos (24 candidatos por vaga).

O cartão de convocação, contendo o horário e local de prova de cada candidato está disponível no site da instituição organizadora (www.ibfc.org.br). A prova acontecerá em colégios e universidades da capital e interior do estado. Os portões ficarão abertos das 8h às 9h. As avaliações começam 15 minutos depois do fechamento. Consulte locais de provas: http://www2.ibfc.org.br/projeto/1704/alocacao/

Instruções para as provas do Concurso PM BA 2017

Tipos de Provas: Provas Objetivas e Prova Discursiva.

Número de questões das Provas Objetivas: 80.

Duração das Provas: 4h30min.

Locais de provas PM/BA: Salvador, Juazeiro, Feira de Santana, Ilhéus, Vitória da Conquista, Barreiras e Itaberaba; O candidato deverá comparecer ao local designado para as provas com antecedência mínima de 1 (uma) hora do fechamento dos portões.

Somente será admitido para realizar as provas o candidato que estiver munido de documento original de identidade, de acordo com item 8.19 alínea “b” do Edital de Abertura de Inscrições SAEB – 01/2017 de 09 de maio 2017, publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia de 10 de maio de 2017.

O que você deve saber

Não levar: Óculos escuros, boné, lenço, anotações, relógio, calculadora e qualquer tipo de aparelho eletrônico estão proibidos sob pena de eliminação do candidato.

Cartão de Convocação: Os candidatos que não conseguirem ter acesso ao cartão devem entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Candidato – SAC do IBFC, pelo telefone (11) 4788-1430.

Celular: Telefones celulares devem permanecer desligados. Na hora da prova, o fiscal indicará onde ele pode ficar acomodado. Caso o aparelho emita algum som, o candidato não tem segunda chance.

Comida e Água: O nível de glicose pode cair, você pode ter fome e sede. Leve uma bala, alguma comida prática (evite as que lambuzam a mão) e não esqueça da água.

Caneta: Não leve apenas uma caneta e lembre-se que ela precisa ser esferográfica, transparente e de tinta preta ou azul.

Cargos e Vagas do Concurso PM BA 2017 – Soldado

O concurso público da PM/BA 2017 conta com 1.819 vagas para candidatos do sexo masculino e 181 para o sexo feminino. As oportunidades são destinadas as regiões de Salvador (500 vagas masculino e 26 feminino), Juazeiro (186 masculino e 28 feminino), Feira de Santana (310 masculino e 36 feminino), Ilhéus (230 masculino e 20 feminino), Vitória da Conquista (212 masculino e 27 feminino), Barreiras (196 masculino e 20 feminino) e Itaberaba (185 masculino e 24 feminino).

Veja também: Concurso Bombeiros BA 2017: Edital indica 750 vagas para Soldado de nível médio!

A região de Salvador compõe Unidades subordinadas ao Comando de Operações Policiais Militares sediadas em Salvador e na Região Metropolitana de Salvador (BPM, CIPM); incluindo todas as suas áreas de responsabilidade. Já a região de Juazeiro compõe Companhias Independentes sediadas em Juazeiro; Paulo Afonso, Senhor do Bonfim, Jacobina, Casa Nova, Campo Formoso, Capim Grosso e Sobradinho; incluindo todas as suas áreas de responsabilidade.

A região de Feira de Santana compõe as Companhias Independentes da Polícia Militar (CIPM) sediadas em Feira de Santana, Alagoinhas, Euclides da Cunha, Santo Antônio de Jesus, Santo Amaro, Cipó, Cruz das Almas, Serrinha, Rio Real, Conde, Entre Rios, Santo Estevão, Riachão do Jacuípe, Catu, Irará e Amargosa. Já a região de Ilhéus integra as Companhias Independentes da Polícia Militar (CIPM) sediadas em Ilhéus; 87ª CIPM, Teixeira de Freitas, Itabuna, Porto Seguro, Valença, Itamaraju, Medeiros Neto, Gandu, Ubaitaba, Camacan, Ibicaraí, Canavieiras, Itacaré, Alcobaça, Mucuri; incluindo todas as suas áreas de responsabilidade.

A região de Vitória da Conquista compõe Unidades Companhias Independentes da Polícia Militar (CIPM) sediadas em Vitória da Conquista, Jequié, Brumado, Guanambi, Itapetinga, Ipiaú, Cândido Sales, Poções, Livramento de Nossa Senhora, Maracás e Caetité; incluindo todas as suas áreas de responsabilidade. Já a região de Barreiras integra as Companhias Independentes da Polícia Militar sediadas em Barreiras, Ibotirama, Santa Maria da Vitória, Bom Jesus da Lapa, Macaúbas, Luís Eduardo Magalhães e Formosa do Rio Preto; incluindo todas as suas áreas de responsabilidade. Por fim, a região de Itaberaba compõe a Unidade de Itaberaba, Irecê, Seabra, Lençóis e Ipirá; incluindo todas as suas áreas de responsabilidade.

Fonte: IBFC

Foto: Divulgação

Alô Alô Salomão