REAPROVEITAMENTO DE ALIMENTOS INTEGRA SEMANA DO ENSINO RESPONSÁVEL DA FASB

15_opt

Ao integrar as atividades da Semana do Ensino Responsável, o colegiado de Agronomia da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) levou no último sábado (19), noções de reaproveitamento dos alimentos para os estudantes e professores da Escola Municipal de 1º Grau do Povoado Boa Sorte, em Barreiras. O professor do curso de Agronomia, Francisco Regis Liberato, promoveu uma palestra sobre a técnica da compostagem, que aproveita restos de alimentos, folhas e materiais orgânicos para a produção de adubo.

15_opt (4)

Os estudantes puderam conferir a preparação da compostagem com folhas de sansão do campo, gramas, cascas de melancia e esterco bovino. “A partir de agora os acadêmicos de Agronomia, que prepararam a compostagem, farão a manutenção e teremos adubo ao final de três meses para ser utilizado pela escola”, explicou Liberato. A estudante do 9º ano do ensino fundamental, Thaís Lopes da Silva, 13, prestou atenção em todo o processo e vai levar a técnica de compostagem para dentro da sua casa. “Minha mãe tem uma horta e podemos usar os restos de alimentos para adubá-la”, afirma.

15_opt (3)

Os acadêmicos do 8º semestre de Agronomia da FASB, Mônica de Queiroz e Abinadábio Gomes Rocha, mostraram o tema do reaproveitamento dos alimentos dentro da cozinha. Eles apresentaram o cardápio considerado um pouco inusitado pelos alunos da escola do bairro Boa Sorte. Foram servidos bolo com casca de banana e doce com casca de melancia. Embora estivesse receoso, o estudante do 6º ano do ensino fundamental, Paulo Eduardo Ferreira, 11, gostou das receitas. “Ficou muito bom. Vou falar com a minha mãe para fazer em casa”.

15_opt (2)

Segundo os acadêmicos da FASB, esta foi “uma ação para conscientizar os alunos para a possibilidade de aproveitamento integral de frutas e verduras. Mas entendemos que isto parte da mudança de hábito. Cascas e sementes de alimentos não são geralmente utilizados na preparação de alimentos”. A vice-diretora da Escola do Povoado Boa Sorte, Marlei Inês Guerreiro, explica que a compostagem será usada na produção de hortaliças orgânicas. “A FASB ofereceu apoio técnico para que possamos produzir as hortaliças e temperos para serem utilizados na merenda. Também vamos incorporar as receitas com as cascas de banana e melancia ao nosso cardápio”.

Sobre o evento Além das atividades ligadas ao reaproveitamento de alimentos, a FASB promoveu outras ações na Escola Municipal 1º Grau do Povoado Boa Sorte como orientação sobre entrevista de emprego e elaboração de currículo; acolhimento e orientação psicológica; e orientação sobre diabetes e atividades lúdicas para identificação de bactérias e fungos.  A Semana do Ensino Responsável é um movimento nacional articulada pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), cujo objetivo é mostrar os projetos e ações socialmente responsáveis desenvolvidas ao longo do ano pelas instituições em todo o Brasil.

 Por: Nadia Borges – Araticum

Postagem: Joselia Brito

Alô Alô Salomão

top park unnamed (1)_opt