REPRESENTANTES DAS ENTIDADES RECEBEM PRESIDENTE DA CODEVASF

image006_opt

O encontro aconteceu no Auditório da Abapa, em Barreiras

Com o objetivo de conhecer o Projeto Jovem Aprendiz, desenvolvido pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), na última quinta-feira, 26, o presidente da Codevasf, Felipe Mendes, realizou uma visita às entidades Aiba e Abapa, sendo recebido pelo presidente da Abapa, Celestino Zanella, presidente da Aiba, Júlio César Busato, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras, Moisés Schmidt, presidente da Fundação Bahia, Ademar Marçal, supervisor do projeto e diretor da Abapa, Paulo Mizote, representantes das entidades do agronegócio, técnicos e gestores da Codevasf, parlamentares municipais e prefeito de Barreiras, Antonio Henrique. “Essa é uma parceria que já teve bons frutos e ainda vai gerar bons resultados. É importante a parceria da Codevasf e esperamos continuar contando com ela”, disse Júlio Busato.

O presidente da Abapa, Celestino Zanella, falou sobre a importância do projeto. “Esse projeto é uma ação pensada por várias pessoas, mantidas por nós produtores, e que hoje funciona bem. Assim, solucionamos um problema, junto ao Ministério do Trabalho e levamos conhecimento para os aprendizes”, disse o presidente da Abapa, Celestino Zanella.

O supervisor do projeto e diretor da Abapa, Paulo Mizote, relembrou as melhorias do Jovem Aprendiz ao longo dos anos, e agradeceu o apoio da Codevasf, com a cessão da área da Fazenda Modelo. “Logo no primeiro momento, já tivemos o apoio da Codevasf, com a cessão da área. Foi um início difícil, de trabalho árduo, passamos por muitas reformas e melhorias nas instalações. Acreditamos que podemos ampliar e aprimorar a grade curricular, envolvendo a comunidade, agrônomos e assim levarmos mais conhecimentos para o jovem aprendiz”, disse Mizote.

O presidente da Codevasf, Felipe Mendes, falou sobre a realização de novos acordos decooperação para melhorar ainda mais o projeto. “Essa visita foi muito importante para conhecermos de perto o Jovem Aprendiz. Sempre ouvia falar, mas não conhecia pessoalmente. Vamos apressar essa cooperação final com as entidades, para que esse projeto tenha oportunidade de ampliar ainda mais. Essa ocasião é muito oportuna para nós da Codevasf, afim de estreitarmos ainda mais os laços”, disse Felipe Mendes.

image007_opt

Presidente da Codevasf fala aos líderes das entidades

Durante a visita, o diretor de águas e irrigação da Aiba, Cisino Lopes, apresentou o projeto de Revitalização Ambiental do Perímetro Irrigado Barreiras-Norte, executadas pela entidade.
Jovem Aprendiz – O Projeto surgiu com o objetivo de cumprimento da Lei 10.097 de 19 de dezembro de 2000, regulamentada pelo Decreto Federal nº 5.598/2005, que determina que as empresas contratem no seu quadro de funcionários, jovens aprendizes com idade entre 18 e 23 anos, cujas funções demandem formação profissional na área rural, informada através do CAGED e vinculada a um CEI, CNPJ ou CPF. Implantado desde 2013, o Programa Jovem Aprendiz na Propriedade Rural, no oeste da Bahia, é desenvolvido pela Aiba e conta com apoio dos produtores, Ministério do Trabalho e Emprego (TEM), Ministério Público do Trabalho (MPT), Senar e Codevasf, que cedeu uma área de 7 hectares para a Fazenda Modelo.

Atualmente, o projeto recruta jovens regularmente matriculados em Escolas Agrotécnicas e públicas de ensino médio de Barreiras e Angical, esses alunos passam por uma capacitação profissional 800 horas, sendo que são 400 horas de aula teórica e 400 horas de aula prática, ministradas pelo Senar, que também certifica os jovens. O projeto atende cerca de 120 jovens por ano.

Assessoria de Comunicação

Alô Alô Salomão