Sebastião Cunha tem posição de destaque no governo de Serrinha/BA.

15 de janeiro de 2019

A reportagem foi publicada pelo diário on line ‘Bahia Notícia’ em mais uma entrevista da série de balanços de prestação de contas do Prefeito de Serrinha, Adriano Lima, onde ressalta que o advogado Sebastião Cunha, hoje responsável pela Secretaria de Administração, a quem intitulam como um dos maiores intelectuais políticos do país, tem como missão reduzir custos e vêm obtendo resultados positivos.

Sebastião Cunha acompanhando as obras da nova sede.

Bahia Notícia: Obrigado pela entrevista! Primeiro conte-nos quem é Sebastião Cunha.

Secretário Sebastião Cunha: Eu que agradeço a gentileza e paciência! Primeiro desejar um feliz ano novo a todos os munícipes e a todos alcançados por sua mídia e jornal! Eu sou nascido no Oeste da Bahia, município de Riachão das Neves, laborei durante 33 anos no Banco do Brasil, me aposentei com superintendente do Banco do Brasil e depois fui para o Ministério da Integração Nacional, fiquei três anos e meio, acompanhando Dr. João Santana. Depois fundei uma pequena consultoria na área de gestão pública, minha formação é em Direito, também fiz pós-graduação pela UFBA em Administração de Negócios e tenho uma especialização em Gestão Pública e, assim a gente tocou essa consultoria, até sermos alcançados pelo Prefeito Adriano Lima, onde nossa amizade, de muitos anos, é tão consolidada e anterior aos dias atuais, que a gente pensa que eu sou tio dele e ele meu sobrinho, mas não somos parentes, somos muito amigos! Serrinha é um caso de amor, sempre estive aqui, quando fui superintendente em Feira de Santana fizemos benfeitorias aqui na agência, eu era muito presente na AABB, com o Dr. Zevaldo Lima, que na época era prefeito, que criou o projeto Eu Quero Quem Me Quer, onde o Banco do Brasil deu suporte financeiro a muitas daquelas iniciativas.

Bahia Notícia: Fale dos novos projetos da Secretária da Administração.

Secretário Sebastião Cunha: Nosso objetivo é fazer um gerenciamento das atividades da gestão, juntar as Secretárias, para trabalharmos em harmonia, como uma constelação, cuja estrela maior é a pessoa do nosso prefeito, Adriano Lima. O nosso objetivo é construirmos pontes entre uma Secretária e outra, para que entreguemos ao povo de Serrinha o melhor, é esse o nosso objetivo, entregar o melhor. Houve críticas, sobre o nosso “site”, cuja fisionomia não parecia amigável. Que tinha cara de avô carrancudo. Agora, em conjunto com o pessoal da Comunicação, estamos construindo um novo site, praticamente já pronto. Este, sim, com uma carinha de uma avó, carinhosa, com braços de algodão, que nos abraça, nos dá carinho, etc, não deixando de contar com as ferramentas de gerenciamento disponibilizadas pelo avô, que é o provedor da casa. Nosso segundo projeto é a nova sede da prefeitura, o Tribunal de Justiça nos proporcionou a possibilidade de dentro de uma bem vinda parceria, ocuparmos a estrutura do juizado de pequenas causas e do fórum principal, foi uma beleza de convênio que nós estamos ocupando, fazendo adaptações, gastando pouco e saindo de um aluguel que pesa muito para os cofres públicos.

Bahia Notícia: Hoje o prédio da prefeitura não é próprio, deve ser um valor altíssimo mensal, Adriano já encontrou esse pepino para descascar, enquanto o prédio que está em reforma é patrimônio do município, a reforma que estão fazendo terá um custo, mas em compensação os próximos prefeitos terão um caixa mais folgado para poderem usar em outros benefícios na cidade como reformas escolares, hospitalares, entre outros, isso mostra realmente que a sua chegada valeu a pena como secretario?

Secretário Sebastião Cunha: Eu não diria que o valor seja altíssimo, mas é um valor substancial, dentro da realidade do município. O prédio não é próprio, está à nossa disposição por força de um contrato de cessão, por prazo de cinco anos, renováveis. Essa parceria com o Tribunal de Justiça é bem anterior a minha chegada, eu apenas agilizei, pegamos como nosso aquele trabalho, juntamos como deveria ser juntado com a Secretária de Infraestrutura, através do secretário Misael Cunha Neto, que Adriano me cobrava e me deu como missão isso desde o dia em que eu cheguei. Foi um momento bom que cheguei e tinha um vento positivo e a gente só fez ligar o aeroplano e voamos, foi isso ai que nos fez acontecer, conseguindo atender dentro das possibilidades e rapidez necessárias a instalação para lá, que será de fato um alívio aos cofres da prefeitura. Acho que antes do carnaval, meados de fevereiro, estaremos com fé em Deus lá.

Bahia Notícia: Secretário, fale para os leitores do Bahia Notícia sobre a REURB!

Secretário Sebastião Cunha: Junior, eu acho que deveríamos dar uma ênfase melhor na REURB, essa regularização fundiária vai alcançar uma uma gama bastante expressiva de pessoas dos bairros periféricos. Veja o
caso do Bairro Cidade Nova. Ali tem muitas ocupações “irregulares”, no sentido de regularização fundiária. Essas pessoas estão ali consolidadas, construíram suas moradias, estão com as suas casas com os seus sonhos, mas com a angústia de não possuírem o seu título de propriedade. Esse trabalho de mapeamento baseado em HORTOFOTOS, as pessoas estão vendo os Drones cruzando o céu de Serrinha, que a nossa gestão está realizando em parceria com a Fundação Cultural e de Comunicação Valença – FCCV. Vai ter um imenso alcance social. Adriano vai entregar esses títulos, essa titularização alcançará as pessoas mais carentes da zona urbana. Quando concluirmos esse mapeamento, teremos a possibilidade de organizar a vida desses moradores, no que diz respeito à propriedade dos seus imóveis. E, isto não se restringirá à Cidade Nova, mas, abarcará toda a zona urbana do município. É notícia positiva. É energia positiva e é um dos pontos mais cruciais para o nosso maior objetivo, fazer com que os moradores de Serrinha se orgulhem e toquem suas vidas com dignidade. Isso é inclusão social.

Bahia Notícia: Serrinha participa do calendário nacional do turismo por conta de ser a terra da Vaquejada, que atrai muitos visitantes, movimentando a economia do município, e também está se tornando a cidade da Imobiliária com muitas construções. A regulamentação fundiária será outro ponto positivo para Adriano, onde o município vai parar com tantas coisas boas?

Secretário Sebastião Cunha: A gente tem que parar no paraíso (risos), acho que se as pessoas estiverem felizes, estaremos cumprindo bem a nossa missão. Tem outro projeto que está na minha cabeça, que conversei rapidamente com Adriano, que é a questão da gente transformar o prédio da antiga prefeitura na Luiz Nogueira, darmos uma repaginada nele, restaurá-lo. Daqui uns dias teremos notícia desse sentido para a felicidade da grande maioria do povo de Serrinha, que tem me cobrado essa questão. Temos projetos para a Praça Morena Bela, iremos revitalizá-la, esse 2019 estou com muita alegria e penso que isso contamina no bom sentido, será um ano muito bom pra gente!

Bahia Notícia: Considerações finais!

Secretário Sebastião Cunha: Para 2019 a gente está entrando com pé direito e penso que o que tem de projetos para serem materializados teremos excelentes notícias para Serrinha e visitantes, esse é o maior objetivo e o que irá ocorrer, isso falo do mandato todo de Adriano, não só a Secretária de Administração.

Alô Alô Salomão