Secretaria de Educação de Barreiras realiza 2º simulado preparatório para a ANA e Prova Brasil

Alunos do 3º, 4º e 8º ano da rede municipal de ensino em Barreiras estão participando da segunda etapa do simulado para a Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA e Prova Brasil. O simulado preparatório elaborado por profissionais da Secretaria Municipal de Educação, visam antecipar a preparação dos estudantes para as avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) que serão aplicadas em 2019 nos 3º, 5º e 9º ano.

Mais de 6.000 alunos estarão participando dos dois dias de simulado nas 46 escolas da sede e campo, que possuem ensino fundamental. Nas 36 escolas da cidade, as provas acontecem nesta quinta (22) e sexta-feira (23), e nas 10 escolas do campo, o simulado será aplicado de 23 a 30 de novembro. Nas provas, os estudantes respondem as questões de língua portuguesa, com foco em leitura e matemática, na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.

 

 

O aluno Marcos Vinicius, 14 anos, do Colégio Municipal Sagrado Coração de Jesus fez o simulado de matemática e garantiu que não sentiu muita dificuldade nessa etapa. “Prova de matemática sempre é difícil, mas como eu já havia feito outro simulado, fiquei mais tranquilo e acredito que vou me sair bem no próximo ano”, disse.

A secretária de educação, Cátia Alencar, avalia o simulado como uma ferramenta que amplia o conhecimento, ajuda os alunos a identificar suas fragilidades e ainda cria indicadores da aprendizagem.

“Estamos na segunda etapa do simulado, proporcionando aos mais de 6000 alunos da rede municipal uma visão maior do que são as provas ANA e Prova Brasil, além das competências exigidas nas questões de matemática e língua portuguesa. Nosso objetivo de incentivar os alunos a aplicarem todo o seu conhecimento curricular adquirido em sala de aula, de forma contextualizada e interdisciplinar. Esse simulado contribuirá com o desenvolvimento cognitivo e embasamento, pois no próximo ano, eles vão responder a prova da ANA e Brasil,”, explica a secretária de educação, Cátia Alencar.

A partir das informações que serão tabuladas na Secretaria Municipal de Educação, poderão ser traçadas ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no município. “Toda nossa equipe está empenhada nesse processo. O simulado foi preparado por nossas especialistas e os dados serão tabulados e avaliados pela equipe multidisciplinar, com intuito de reduzir as desigualdades existentes, e assim promover, por exemplo, a correção de distorções e dificuldades apontadas, melhorando o direcionamento dos recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias”, concluiu a secretária.

 

PROVA BRASIL – Segundo definição do Portal MEC, a Prova Brasil trata-se de uma avaliação para diagnóstico, em larga escala, desenvolvida pelo Inep/MEC, que tem o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

ANA – Avaliação Nacional da Alfabetização: A ANA foi recentemente incorporada ao Saeb, em 2013, e produz indicadores que contribuem para o processo de alfabetização nas escolas públicas brasileiras. Além do desempenho dos estudantes no teste, também é realizada uma análise das condições de escolaridade que eles tiveram (ou não) para desenvolver esses saberes.

 

 

 

Por: Dircom

Alô Alô Salomão