SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE INTENSIFICA VACINAÇÃO DA TRÍPLICE VIRAL EM TODO O MUNICÍPIO

M

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Diretoria de Vigilância em Saúde, intensificará neste mês de novembro, a vacinação da tríplice viral em todas as Unidades Básicas de Saúde do município e na sala de imunização do Hospital e Maternidade Gileno de Sá. A ação que iniciou nesta terça-feira, 03, se estende até o dia 20 de novembro.

A vacina tríplice viral imuniza a população contra três doenças: sarampo, caxumba e rubéola. Em Luís Eduardo Magalhães o público-alvo são mulheres com idade entre 10 a 49 anos e homens de 12 a 39 anos. Para se vacinar basta procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima tendo em mãos o cartão de vacinação.

“Durante a intensificação da vacina tríplice viral também estaremos atualizando a caderneta vacinal para crianças com idade a partir de seis anos”, explicou a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Millenna Vidal Silveira.

Sobre as doenças – O sarampo é uma doença infectocontagiosa causada por um vírus chamado Morbillivirus. A transmissão ocorre diretamente de pessoa a pessoa, por meio das secreções do nariz e da boca expelidas pelo doente ao tossir, respirar ou falar. Caracteriza-se por febre alta, tosse, coriza, conjuntivite e manchas avermelhadas pelo corpo. Já a caxumba é uma doença contagiosa que provoca o inchaço doloroso das glândulas salivares. A caxumba é causada por um vírus, que se dissemina de uma pessoa para outra através de gotículas respiratórias (por exemplo, ao espirrar) ou por contato direto com itens que foram contaminados pela saliva infectada. A rubéola é uma infecção na qual há erupção na pele. Na chamada rubéola congênita, a mulher grávida é infectada com rubéola e passa a doença para o bebê dentro do útero. A doença é causada por um vírus disseminado pelo ar ou por contato próximo.

Fonte: ASCOM

Alô Alô Salomão

 

fasbaloalosalomao (1)