Universidade Federal do Oeste e Prefeitura de Barreiras dialogam a elaboração do Plano Municipal de Turismo

Um novo e planejado turismo para Barreiras. É com este pensamento que o prefeito Zito Barbosa recepcionou os professores da Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB, Paulo Baqueiro e Evanildo Cardoso na tarde dessa quarta-feira, 04, a convite da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, que por meio do Projeto Barreiras Bonita Por Natureza, buscou a universidade para discutir sobre a elaboração e construção do Plano Municipal de Turismo.

O encontro reuniu os secretários de meio ambiente e turismo, Demosthenes Júnior, indústria, comércio e serviços, Carlos Costa, a chefe de gabinete, Marileide Carvalho, Beatriz Bernardes representando o SENAC, a diretora municipal de turismo, Mirtes Lima e equipe técnica do Grupo de Pesquisa Dinâmicas Espaciais e Desenvolvimento Territorial da UFOB. Em pauta, a proposta da UFOB para contribuir diretamente na elaboração de propostas e construção do planejamento do turismo local, firmando o turismo ecológico, gastronômico, lazer e religioso como um dos pilares do desenvolvimento econômico da cidade com ações planejadas.

O secretário de meio ambiente e turismo, Demosthenes Júnior explanou sobre os diversos atrativos turísticos e apresentou informações sobre o andamento do Plano Municipal de Turismo. Durante a reunião, foi apresentado um vídeo sobre o potencial da rota Caminhos do Oeste e as ações que já vem sendo consolidadas pelo departamento municipal de turismo.

“Temos uma localização estratégica, um grande potencial de turismo e estamos alinhados ao Plano Nacional de Turismo. Nossa equipe já tem feito o planejamento estratégico com o levantamento dos corredores gastronômicos, estamos criando duas unidades de proteção ambiental, investindo na rota das cachoeiras, além de criar novos produtos turísticos para ofertar ao mercado estadual e nacional. A parceria com a UFOB será mais uma ferramenta para incrementar o Plano Municipal de Turismo, facilitando assim, que ainda este ano passamos aprovar com a sociedade as novas diretrizes para atividade turística de Barreiras”, disse o secretário.

O professor e líder do grupo de pesquisa da UFOB, Paulo Baqueiro disse que a expectativa da parceria é o desenvolvimento e aceleração do PMT para posicionar Barreiras como um dos principais polos de turismo na Bahia. “Já estamos inseridos no Caminhos do Oeste, e nessa parceria com a Prefeitura, vamos contar com a participação dos acadêmicos e equipe técnica de pesquisas, na busca pelo ordenamento territorial e gerar condições para o turismo de base local, incentivando o empreendedorismo”, salientou o professor.

Aprovando de forma imediata a parceria com a UFOB, o prefeito Zito Barbosa garantiu que o Plano Municipal de Turismo consolidará Barreiras como um importante destino turístico baiano e ainda irá contribuir com a geração de emprego e renda para a população.

“Nosso objetivo é investir no capital humano, ou seja, profissionalizar a mão de obra local contribuindo assim com o desenvolvimento econômico e a geração de renda para população, e o turismo tem essa acessibilidade. Temos um grande potencial em diversos setores, e principalmente de lazer e gastronômico, então vamos iniciar essa parceria com a UFOB para que até maio de 2020, possamos apresentar o Plano Municipal de Turismo à comunidade, tornando o turismo uma atividade econômica, social e ambiental transformadora”, finalizou o prefeito.

Secom

Alô Alô Salomão