VEÍCULOS APREENDIDOS PELA POLÍCIA VIRAM SUCATA NA DELEGACIA DE BARREIRAS

Image00002

Eles foram apreendidos há mais de uma década e estão completamente abandonados na área externa do Complexo Policial de Barreiras. São: caminhões, ônibus, carros de passeio e dezenas de motos e bicicletas. Alguns automóveis foram completamente tomados pelo mato e parcialmente destruídos pela ação do tempo.

Image00003

Nem todos estão completos, pois foram recebidos sem motores, pneus, peças e acessórios, com restrições Judiciais; suspeitas de restrições Criminais e envolvimento em acidentes, no entanto poderiam ser reaproveitados para voltar a circular ou como sucatas. Muitos chegam à delegacia em excelente estado de conservação, mas por ficarem abandonados nos estacionamentos da unidade policial sem qualquer proteção, terminam danificados.

Image00004 Image00005 Image00006

A maioria é periciado e abandonado por empresas de seguros; vítimas de acidentes, roubos/furtos, e outros pertencem a criminosos presos ou procurados pela polícia. Eles teriam de ficar sob a guarda da Justiça, a qual transfere a responsabilidade para a Coordenadoria Regional e delegacia Seccional de polícia que não possuem espaços para abrigá-los.

Image00007 Image00008 Image00009

Para que os veículos pudessem ser usados pela polícia, necessitariam de uma autorização judicial, o que não ocorre. Para guardá-los de forma mais segura, o Coordenador Regional José Rezende cercou uma área nos fundos da delegacia, que em pouco tempo ficou sobrecarregada. Atualmente, vários são colocados em terrenos baldios, nas laterais da DP, com o mínimo de segurança.

Image00010 Image00011

De acordo com os delegados, esse é um problema sério que deve ser resolvido pela Secretaria de Segurança Pública, porque além de Barreiras, outros municípios estão com delegacias abarrotadas de veículos que deveriam ter sido encaminhados à Justiça e consequentemente leiloados.

Image00012 Image00013

Carlos Freitas, delegado da Coordenadoria Regional, destacou que em alguns estados brasileiros, acontecem leilões ou hasta pública desses bens apreendidos. É uma modalidade de licitação regulamentada pela Lei de Licitações e Contratos Públicos utilizados para a alienação de veículos retidos, removidos ou apreendidos por mais de 90 dias, no caso de ilícitos administrativos, ou em decorrência de autorização ou determinação judicial.

Image00014 Image00015

Ele falou sobre a padronização desses locais de apreensão. “São concessionárias que possuem pátios, com regulamentação de funcionamento e segurança, porque respeitam as normas do convênio estabelecido com o estado e a Justiça para cuidar desses bens por um determinado prazo, até a realização de leilões”, observou.

Alô Alô Salomão

 

OESTE SHOPPING BARREIRAS