VIGILÂNCIA SANITÁRIA ATESTA A QUALIDADE DE ÁGUA DISTRIBUÍDA PELA EMBASA EM BARREIRAS

A Vigilância em Saúde Ambiental comprovou a qualidade da água tratada distribuída pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) em Barreiras. Na quarta-feira (7), o órgão divulgou os resultados das análises de água realizadas pelo Laboratório Central de Saúde da Bahia que garantiram o cumprimento das exigências da Portaria de Consolidação nº 05, anexo XX, de 2017, do Ministério da Saúde.

A coordenadora da Vigilância em Saúde Ambiental, Juliana Paixão, assegurou que os resultados foram todos satisfatórios. “A população não precisa se preocupar em consumir a água ofertada pela Embasa em Barreiras. Nossos laudos realizados no final de fevereiro, depois de coletadas as cinco coletas, também foram satisfatórias”, afirma.

O gerente regional da Embasa, Francisco Araújo Andrade, explica que a própria portaria determina que sejam realizadas análises diárias na estação de tratamento e em pontos da rede distribuidora, que são levados para o laboratório de controle de qualidade em Barreiras. “Esses resultados são atualizados em uma plataforma do Ministério da Saúde disponibilizado para a Vigilância Sanitária. Os usuários têm acesso ao resumo por meio da conta”, explica.

A água captada passa pelos processos físicos (coagulação, floculação, decantação, filtração), e químicos de tratamento, com a adição de cloro e flúor, como determina a portaria.  Para atestar se a água está dentro dos parâmetros de potabilidade exigidos pela legislação, a população pode solicitar a análise da água na rede que atende o imóvel pelo teleatendimento da Embasa no 0800 0555 195.

 

Por: Asscom Embasa

Postagem: Joselia Brito

Alô Alô Salomão