Moradores acreditam que ponte gerará mais benefícios para cidades
A ponte Luiz Felipe de Souza Leão, que liga os municípios de Barra e Xique-Xique, facilitou o tráfego entre as duas cidades. Além disso, o desenvolvimento e crescimento das comunidades em torno da cidade é perceptível. Ao longo da cidade, é possível ver postos de gasolinas em reforma e novos comércios. As informações são da Concessionária Estrada do Feijão SPE SA (CONCEF).
Para o técnico de informação, Eliecino Francisco, que é morador de Barra, a ponte veio para a evolução das cidades ao redor.
“No meu ponto de vista, gerou mais empregos, praticidade na locomoção entre Barra e Xique-Xique, mais segurança nas travessias e rapidez no trânsito de veículos. Os veículos extensos não precisam mais esperar tantos dias para atravessar”, afirmou
Já para Jardel Silva, que é agente de manutenção, também morador da cidade, o crescimento do comércio, o surgimento de novos empregos, a imigração de pessoas para a cidade e novas linhas de ônibus atendendo a região são os principais pontos positivos que a ponte trouxe para a cidade.
“Com o aumento do fluxo de veículos o comércio vai dar uma alavancada principalmente na área alimentícia, mobiliária e agronegócio. A ponte está beneficiando os povoados e cidades próximas com a diminuição das horas que eram gastas na travessia de balsa. A população está migrando o fluxo de veículo para a BA-160”, disse o agente.
PONTE LUIZ FELIPE DE SOUZA LEÃO
A construção sobre o rio São Francisco é um empreendimento da Concessionária Estrada do Feijão SPE SA (CONCEF), com investimento de R$ 133 milhões e fonte de recursos do Banco do Nordeste do Brasil e da própria Concessionária. A obra, que está situada na BA-160, é de grande importância para a ligação entre o oeste e o centro-norte baiano, através do Vale do rio São Francisco.
Mais de 2,5 milhões de habitantes dos municípios de Barra, Xique-Xique, Gentio do Ouro, Irecê, Itaguaçu, Piritiba, Central, América Dourada, Morro do Chapéu, João Dourado, Baixa Grande, Ipirá, Feira de Santana, Barreiras, Mansidão, Luís Eduardo Magalhães, Formosa do Rio Preto, Riachão das Neves, São Desidério, Bom Jesus da Lapa e Ibotirama.
O contrato de parceria público privado entre a CONCEF e a Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (SEINFRA) do Estado de Bahia prevê que, após as conclusões das obras, iniciasse as operações de arrecadação de tarifa de pedágio, cuja única praça existente se localiza no km 81 da rodovia BA 160. A operação teve início dia 12 de janeiro de 2022 e as tarifas praticadas são em torno de 40% mais baratas que as tarifas cobradas pela travessia realizada por Balsas.
Fonte: BLOG BRAGA