BAHIA
PUBLICIDADE
  • Anuncie aqui
  • Você Repórter
  • Política de privacidade
  • Login
Blog Alô Alô Salomão
BAHIA
PUBLICIDADE
  • Página inicial
  • Brasil
  • Bahia
  • Regional
  • Policial
  • Política
  • Mundo
  • Esporte
  • Famosos
  • Agro
Nenhum resultado
Visualizar Todos os Resultados
  • Página inicial
  • Brasil
  • Bahia
  • Regional
  • Policial
  • Política
  • Mundo
  • Esporte
  • Famosos
  • Agro
Nenhum resultado
Visualizar Todos os Resultados
Blog Alô Alô Salomão
Nenhum resultado
Visualizar Todos os Resultados
PUBLICIDADE

“Estou concretizando um sonho”, diz clínico que integrará Mais Médicos

Osmel Gonçalves Corona trabalha com saúde indígena desde 2017

Alô Alô Salomão por Alô Alô Salomão
2 anos atrás
em Saùde
A A
0
“Estou concretizando um sonho”, diz clínico que integrará Mais Médicos

Brasília (DF - Caminhos da Reportagem Yanomami - o direito de existir - Idoso Yanomami é atendido em posto de atendimento emergencial de saúde. - Foto: TV Brasil/Divulgação

Compartilhe no FacebookCompartilhe no WhatsApp

Em 2007, Rosivanio de Lima Pereira Kaxinawá, 34 anos, deixou a aldeia indígena onde vivia, no Acre, para cursar a Escola Latino-Americana de Medicina, em Cuba. Com especialização em medicina da família, ele integra atualmente uma equipe de 117 profissionais de saúde enviados a 29 distritos sanitários especiais indígenas, incluindo o Território Yanomami, que enfrenta situação de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional.

“Sei da realidade do meu povo, do sofrimento que é ir para a cidade e pegar uma ficha de saúde às 3h da manhã para ser atendido. Hoje, podemos levar atendimento para dentro da comunidade, para que o indígena não saia da sua aldeia. Já é um grande fato. Podemos contribuir e melhorar nesse sentido”, acrescentou.

O cubano naturalizado brasileiro Osmel Gonçalves Corona, 34 anos, é especialista em clínica geral, formado pela Universidade de Ciências Médicas de Havana. Enviado pelo Ministério da Saúde ao Distrito Sanitário Especial Indígena Litoral Sul, ele vai atender uma área que inclui aldeias ao longo dos estados do Paraná, Rio de Janeiro e de São Paulo. O profissional trabalha com povos indígenas desde a chegada ao país, em 2017.

“Estou concretizando um sonho. A gente sempre quer levar um atendimento de qualidade, ajudar as pessoas que precisam, que estão em um lugar onde é muito difícil fixar um profissional e a gente ficar lá para ajudar, para mostrar que tem capacidade para ajudar com os problemas de saúde deles. Muitas dessas comunidades estão desassistidas, sem profissionais há muito tempo.”

“Nunca pensei em trabalhar com povos indígenas. No meu país, temos uma formação diferente, não temos essa população indígena. Está sendo uma experiência muito bonita”, disse. “Na minha chegada ao Brasil, fui trabalhar no distrito sanitário especial indígena de Tocantins, em 2017. Estive lá por dois anos. Depois, trabalhei dois anos em outro distrito. Agora, estou indo para o Distrito Especial Indígena Litoral sul”, concluiu.

Entenda

O envio dos 117 profissionais para distritos indígenas de todo o país acontece no âmbito do programa Mais Médicos pelo Brasil, relançado pelo governo federal na última segunda-feira (20). Na semana passada, a pasta realizou um evento de recepção aos novos profissionais, que foram apresentados às secretarias de atenção primária à saúde e de saúde indígena. Atualmente, os 34 distritos do país contam com 227 profissionais em atuação.

Rebatizado de Mais Médicos para o Brasil, o programa, criado em 2013 e marcado pela contratação de médicos cubanos, passa a incluir outras áreas de saúde, como dentistas, enfermeiros e assistentes sociais, e promete priorizar profissionais brasileiros.

Do total de novas vagas para este ano, 5 mil serão abertas por meio de edital já neste mês de março. As outras 10 mil serão oferecidas em formato que prevê contrapartida de municípios, o que, de acordo com o governo federal, garante às prefeituras menor custo, maior agilidade na reposição do profissional e condições de permanência nessas localidades. O investimento é de R$ 712 milhões por parte da União apenas em 2023.

Emergência yanomami

Há dois meses, o ministério atua em terras yanomami em razão da situação de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional por desassistência na região. As ações incluem a instalação de um Centro de Operações de Emergência local e nacional, o envio de agentes de controle de endemias e de voluntários da Força Nacional do Sistema Único de Saúde e melhorias na infraestrutura dos polo base e da Casa de Apoio à Saúde Indígena (Casai) de Boa Vista.

Segundo o Ministério da Saúde, mais de 9,4 mil atendimentos aos indígenas já foram realizados nesse período. Atualmente, a Casa de Apoio à Saúde Indígena (Casai) tem 30 crianças com desnutrição grave em acompanhamento e 36 com desnutrição moderada.

De acordo com a pasta, mais de 30,4 mil habitantes vivem no Território Indígena Yanomami.

Via: Agência Brasil
Compartilhar1EnviarTweet1Compartilhar

Posts Relacionados

CAPS lança atividades do grupo terapêutico “Cuidando de quem Cuida” em Riachão das Neves
Bahia

CAPS lança atividades do grupo terapêutico “Cuidando de quem Cuida” em Riachão das Neves

por Alô Alô Salomão
28/08/2025
COMUNICADO DA SECRETARIA DE SAÚDE DE BARREIRAS SOBRE MUDANÇA DE ENDEREÇO DO CAF E DA FARMÁCIA CIDADÂ I
Bahia

COMUNICADO DA SECRETARIA DE SAÚDE DE BARREIRAS SOBRE MUDANÇA DE ENDEREÇO DO CAF E DA FARMÁCIA CIDADÂ I

por Alô Alô Salomão
01/08/2025
Próximo Post
Ex-policial acusado de matar casal em bar na Bahia é condenado a mais de 50 anos de prisão após júri popular — Foto: Reprodução/TV Oeste

Ex-policial acusado de matar casal em bar na Bahia é condenado a mais de 50 anos de prisão após júri popular

Mais lidas da semana

  • Regional: Barreiras tem mais um dia de vacina.

    Regional: Barreiras tem mais um dia de vacina.

    4190 compartilhamentos
    Compartilhar 1676 Tweet 1048
  • Barreiras: Polícia Militar prende mulher por furto em ônibus e apreende mais de 10 kg de maconha

    7 compartilhamentos
    Compartilhar 3 Tweet 2
  • Duplo homicídio é registrado em Barreiras

    6 compartilhamentos
    Compartilhar 2 Tweet 2
  • Homicídio é registrado no Distrito de Rosário, em Correntina

    4 compartilhamentos
    Compartilhar 2 Tweet 1
  • Real Minas surpreende e elimina a invencibilidade do São José pelas quartas de final do Campeonato Riachãonevense

    4 compartilhamentos
    Compartilhar 2 Tweet 1

Últimas notícias

Homem de 61 anos é morto na zona rural de Formosa do Rio Preto

Duplo homicídio é registrado em Barreiras

14/09/2025
Real Minas surpreende e elimina a invencibilidade do São José pelas quartas de final do Campeonato Riachãonevense

Real Minas surpreende e elimina a invencibilidade do São José pelas quartas de final do Campeonato Riachãonevense

13/09/2025
Riachão das Neves celebrou o 7 de Setembro com civismo e participação popular

Riachão das Neves celebrou o 7 de Setembro com civismo e participação popular

11/09/2025
PUBLICIDADE
Blog Alô Alô Salomão

O portal de notícias do Oeste Baiano!

Siga-nos

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • Anuncie aqui
  • Você Repórter
  • Política de privacidade

© 2022 Alô Alô Salomão - O portal de notícias do Oeste Baiano! Desenvolvido por Slayer.Tech.

Nenhum resultado
Visualizar Todos os Resultados
  • Login
  • Página inicial
  • Categorias
    • Brasil
    • Bahia
    • Regional
    • Policial
    • Política
    • Mundo
    • Esporte
    • Famosos
    • Agro

© 2022 Alô Alô Salomão - O portal de notícias do Oeste Baiano! Desenvolvido por Slayer.Tech.

Bem-vindo(a) de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Esqueceu sua senha?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Login