Com o objetivo de fortalecer e qualificar o trabalho das brigadas no combate aos incêndios florestais, o Governo do Estado da Bahia, através do Programa Bahia Sem Fogo, encaminhou, nesta segunda-feira (25) novos equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Coletiva (EPCs) para as unidades das regiões Oeste e Chapada Diamantina.
Os kits de EPI’s doados pelo Programa são compostos por: 1.171 gandolas, 1.154 calças e 105 pares de coturno, 795 gorros, 216 abafador, 116 meião, 109 balaclava, 109 cantil, 94 óculos, 387 apitos, 162 conjuntos amarelo, 38 conjuntos do Bahia Sem Fogo, 15 uniformes, 64 máscaras respiratórias semifaciais, além de um kit com 08 bombas costais e 08 balaclavas e um kit com 01 comba costal, 01 balaclava, 01 resp. com filtro, 01 sem filtro.
Já quanto aos itens de proteção coletiva (EPC’s) disponibilizados para as equipes de campo, foram: 195 facões com bainha, 02 foices, 82 enxadas, 94 pilhas, 63 pá de bico e 50 pá quadrada. A expectativa, segundo a diretora-geral da Sema, Daniella Fernandes, é de que a entrega seja realizada, inicialmente, nas regiões com maior incidência de incêndios florestais.
“Essa é a primeira de uma série de entregas que o Programa vai fazer, são materiais que foram obtidos por meio de uma ação coordenada dos órgãos envolvidos para atendimento de forma emergencial e, nesse momento, a gente vai priorizar as regiões do Oeste e a região da Chapada Diamantina porque são as regiões com maior incidência de incêndios florestais no momento”, explicou a diretora.
A gestora assegura, no entanto, que as demais áreas atingidas pelos incêndios florestais também serão contempladas pelo Bahia Sem Fogo. “Nesse primeiro momento, estamos dando prioridade às áreas mais atingidas em apoio às equipes de campo que necessitam desses equipamentos para avançar no combate. Mas também constam na programação outras séries de entregas de EPI’s e EPC’s para distribuição nas demais regiões que não foram contempladas nessa entrega”.
Na região da Chapada, o Programa contará com o apoio do Consórcio Chapada Forte para, em parceria, realizar a distribuição dos equipamentos de proteção individual (EPI’s e EPC’s) e coletiva para as brigadas locais. “Fizemos o contato e solicitamos esse apoio pelo conhecimento da região e dos municípios que compõem o consórcio, e a ideia é a gente fazer essa aproximação com as brigadas, com os municípios, e com o poder local, para que esse Programa atinja de forma eficiente todas as regiões afetadas por incêndios na Bahia”.
GT Bahia Sem Fogo – O Programa Bahia Sem Fogo tem por finalidade coordenar as ações de prevenção, combate e monitoramento a incêndios em áreas do estado, oferecendo infraestrutura e logística para as ações, quando necessário; observando-se, desde a sua criação, maior efetividade nas ações de prevenção e combate aos incêndios florestais no Estado da Bahia. O Grupo de Trabalho é composto pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Casa Civil, Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Secretaria de Segurança Pública (SSP), Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Polícia Militar e Polícia Civil.