O município de Barreiras, Oeste da Bahia, está à beira de um prejuízo histórico. Empresários e lideranças políticas estão articulando a transferência do Porto Seco da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) para Luís Eduardo Magalhães, deixando Barreiras fora de um projeto que poderia transformar sua economia. A cidade, que já sofre com o abandono político, agora encara mais um duro golpe devido à falta de representatividade e interesse de seus gestores.
Impacto Econômico Milionário
O Porto Seco da FIOL não é apenas um terminal logístico. Ele representa um verdadeiro polo de desenvolvimento econômico, capaz de atrair multinacionais, aumentar exponencialmente a arrecadação municipal e criar milhares de empregos. O vereador Rider Castro alertou para o impacto devastador da possível mudança:
É algo para, talvez, duplicar ou triplicar o número de habitantes de uma cidade. A arrecadação do município sai de milhões para bilhões”.
O Porto Seco impulsiona setores como logística, transporte e comércio exterior, além de reduzir significativamente os custos do agronegócio regional. A cidade que o recebe se torna um centro estratégico de escoamento da produção nacional.
Omissão Política e Falta de Mobilização
Enquanto Barreiras assiste inerte ao possível roubo desse investimento, outras cidades já se articulam. Em Tocantins, por exemplo, lideranças políticas, governamentais e empresariais já iniciaram uma mobilização para barrar a mudança da FIOL e garantir que Figueirópolis, no Tocantins, continue sendo parte do projeto.
“O pessoal de Figueirópolis já está mobilizado. Eu conversei com o presidente da Câmara de Vereadores, e o prefeito já envolveu o governador e o secretário de Agricultura do estado. Enquanto isso, Barreiras está sem reação”, destacou Rider Castro.
O vereador também denunciou que há interesses escusos nos bastidores. Segundo ele, grupos empresariais atuam há mais de um ano para concretizar a transferência.
O Governo Estadual Abandonou Barreiras?
A indignação deveria gerar debate entre os moradores e empresários de Barreiras. O governador Jerônimo Rodrigues teve expressiva votação no município, mas agora ignora a cidade em uma de suas maiores batalhas econômicas.
“Cadê o governador que teve mais votos aqui em Barreiras do que em Luís Eduardo Magalhães? Cadê o compromisso com nossa cidade?”
A revolta é legítima. Barreiras já sofre com um aeroporto que nunca saiu do papel, com décadas de promessas vazias. Agora, corre o risco de perder um dos projetos mais importantes de sua história.
Consulta Pública e Prazos: Hora de Agir
O Ministério dos Transportes, liderado por Renan Filho, abriu uma consulta pública para discutir os rumos da FIOL. O prazo vai de 7 de fevereiro a 24 de março, e três audiências presenciais estão programadas:
11 de março em Brasília
12 de março em Salvador
14 de março em Cuiabá
A sociedade civil de Barreiras precisa urgentemente se organizar e participar dessas audiências para garantir que a cidade não perca essa oportunidade.
Mobilização Urgente: Barreiras Precisa Reagir!
O Porto Seco da FIOL foi projetado para Barreiras. Os investimentos e empregos que ele pode gerar são essenciais para o desenvolvimento regional. Se a cidade não se posicionar agora, perderá mais uma chance de crescimento.
A pergunta que fica é: Barreiras vai aceitar calada mais esse golpe ou vai lutar pelo que lhe é de direito?
Foto: Ascom do vereador